Como vai funcionar o Mais Professores para o Brasil, programa que vai oferecer bolsa de R$ 1.050 para docentes em formação


O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), lançou nesta terça-feira (14) o programa Mais Professores para o Brasil, que tem como um de seus eixos o Pé-de-Meia Licenciaturas, direcionado para estudantes de formação de docente.
“A iniciativa reúne um conjunto de ações integradas para promover a valorização e a qualificação dos professores da educação básica, assim como o incentivo à docência no país”, explicou o MEC em nota.

De acordo com o ministro Camilo Santana, o programa tem ao todo 5 eixos. São eles:

Tem o objetivo de uniformizar e qualificar a seleção dos professores em todo o Brasil, respeitando a autonomia dos Estados, que poderão escolher aderir ou não ao programa.

A seleção será feita por meio do Enade, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes realizado por estudantes do ensino superior.

“A ideia é subsidiar os entes federativos na seleção desses profissionais qualificados para sua rede de ensino, e estimular a realização de concursos públicos para induzir o aumento de professores efetivos nas redes de ensino do Brasil,” explicou o ministro da Educação.

O calendário previsto é de:
Adesão das redes em fevereiro.
Redes divulgam o processo seletivo por meio da Prova Nacional Docente de fevereiro a junho.
Inep abre inscrições da prova em julho.
Inep realiza a prova em novembro.
Inep divulga os resultados em janeiro de 2026.

2 – Atratividade e Pé-de-Meia Licenciaturas

O programa também tem ações definidas para atrair alunos para cursos de licenciatura, e estimular a conclusão do curso. Para isso, segundo Camilo Santana, alunos que fizeram o Enem 2024 e vão pleitear vagas por meio do Sisu, Prouni e Fies, e que tenham tirado 650 pontos ou mais no exame, vão receber, desde o início do curso, a bolsa mensal de R$ 1.050.

Por https://estadodoacre.com.br/

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem