segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Inscrições para cargo de diretor de escola são prorrogadas no Acre

O Edital para certificação dos candidatos ao cargo de diretor de escola da Rede Estadual de Ensino no Acre, previsto para encerrar na última sexta-feira  26 de agosto foi  prorrogado.
 
A data limite agora, segundo a secretária da diretoria de gestão Lívia Fernandes, o processo de inscrições irá reiniciar na próxima quarta-feira (31), com encerramento previsto para o dia 02 de setembro.

Segundo o portal do governo, para concorrer a vaga de diretor, o candidato tem que obedecer a uma série de critérios, além de fazer o curso de capacitação, de 120 horas/aula, ministrado na modalidade à distância. Esta etapa terá caráter de qualificação e classificação. Em seguida, o candidato realizará um exame final de certificação, que consta de uma prova eliminatória com questões relacionadas a gestão de pessoas e processos, legislação educacional, elaboração de plano de gestão entre outros. O candidato eleito diretor passará ainda por uma formação continuada, oferecida pela Secretaria de Educação.

Os salários dos diretores das escolas da rede estadual variam de acordo a quantidade de alunos da unidade de ensino. Para escolas entre 101 a 900 alunos, a remuneração a partir de outubro será de R$ 5.200,00 e com 901 a 2.000, o salário chegará a R$ 5.700,00.

Fonte: ac24horas

sábado, 27 de agosto de 2011

Polícia Militar recupera produtos roubados do Sinteac


Saco com barrilha roubados do Sinteac

Policiais do Serviço Reservado da Polícia Militar de Tarauacá, por volta das 12 horas desta sexta feira (26.08), acionaram a guarnição que fazia ronda na cidade, para a abordagem de um traficante que possivelmente estaria trabalhando no refino de pasta base de cocaína (mistura do oxidado com produtos químicos), numa residência nos fundos do Beco Maria Anália.

Ao chegar à residência , o suspeito que já tinha sido avisado pelos seus comparsas, se evadiu do local levando o oxidado  e escapando do cerco policial. A polícia fez buscas na residência e não encontrou o que estava procurando. 

Desconfiados os policiais foram até uma residência vizinha onde habitam indígenas, e lá encontraram um saco com produto químico (barrilha). Possivelmente, o mesmo que foi roubado no início da semana de um depósito do Sinteac. O traficante escondeu o material da casa dos índios para não levantar suspeitas.

Na delegacia, dirigentes do sindicato foram chamados e reconheceram que, de fato, tratava-se do produto roubado da entidade. 

A delegacia cumpre os procedimentos legais para devolver o produto do roubo aos seus proprietários. 

A Polícia continua a seu trabalho de busca pelo traficante

do blogdoaccioly

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Ação de traficantes de drogas: Depósito do Sinteac é arrombado e produtos químicos são roubados para preparo de pasta base de cocaína.


Na madrugada desta terça feira (23), ladrões a serviço dos traficantes de drogas, arrombaram um depósito do Sinteac onde são armazenados produtos químicos de uso exclusivo para limpeza da água e das piscinas do clube da entidade. 

Na ação, eles levaram cerca de 15kg de barrilha, produto essencial que junto com solução de bateria e outros, são usados no refino da pasta base de cocaína.

A sede do sindicato passa por uma reforma e os arrombadores aproveitaram que a área onde localiza-se o depósito estava sem iluminação. Tudo foi bem planejado ao ponto do vigia da  entidade só perceber o roubo quando o dia estava claro.

O Presidente do Sinteac, Professor Eurico Paz, foi à delegacia registrou a ocorrência e pediu providências. Uma Equipe da Polícia Civil esteve no local, fez a perícia e está investigando o caso.












segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Mais de 140 mil alunos de 272 instituições de ensino em todo o Estado vão eleger os novos dirigentes


O Governo do Estado através da Secretaria de Educação e Esporte lança na próxima semana o edital do Processo de Certificação de Professores, para docentes que pretendem concorrer ao cargo de diretor de unidade escolar da rede pública estadual de educação básica, no quadriênio 2012/2016. A iniciativa contribui para que o processo eletivo se aperfeiçoe e consolide ainda mais a gestão democrática dentro das unidades de ensino do Estado, que desde 2000 realiza eleições nas escolas da rede pública. As inscrições serão realizadas pelo site www.see.ac.gov.br, no período de 23 a 26 de agosto.

Para concorrer a vaga de diretor, o candidato tem que obedecer a uma série de critérios, além de fazer o curso de capacitação, de 120 horas/aula, ministrado na modalidade à distância, no período de 6 de setembro a 22 de outubro. Esta etapa terá caráter de qualificação e classificação. Em seguida, o candidato realizará um exame final de certificação, que consta de uma prova eliminatória com questões relacionadas à gestão de pessoas e processos, legislação educacional, elaboração de plano de gestão entre outros. O candidato eleito diretor passará ainda por uma formação continuada, oferecida pela Secretaria de Educação.

A ex-gestora da Escola Alcimar Nunes Leitão e atual diretora de Gestão Escolar da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Rita Paro, diz que a qualificação do profissional que irá dirigir centenas de alunos é fundamental para o sucesso da escola. “A escola hoje busca sua autonomia, então o diretor terá que estar preparado para conduzir a instituição de ensino”. 

A eleição para gestores das escolas tem voto paritário, ou seja, todos os segmentos da escola têm o mesmo peso. Mais de 140 mil alunos e 7,5 mil professores de 272 unidades escolares devem votar neste pleito, previsto para o mês de dezembro. As atribuições de um diretor contemplam entre outras tarefas, a de coordenar a elaboração e revisão do projeto político pedagógico e responder juridicamente pela unidade de ensino junto a SEE e ao Conselho Estadual de Educação. 

Os salários dos diretores das escolas da rede estadual variam de acordo a quantidade de alunos da unidade de ensino. Para escolas entre 101 a 900 alunos, a remuneração a partir de outubro será de R$ 5.200,00 e com 901 a 2000, o salário chegará a R$ 5.700,00.

fonte: Agência de Norícias do Acre

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

NOVA SEDE ADMINISTRATIVA DO SINTEAC JÁ ESTÁ QUASE PRONTA


A diretoria do Sinteac observou a necessidade de melhorar o atendimento a seus associados e associadas e resolveu fazer uma  reforma e ampliação na sede administrativa.

A nova sede agora contará com duas salas a mais, climatizadas e  espaço para atendimento ao público, outro para diretoria e organização dos documentos.

Portanto, esta semana  ainda não estaremos atendendo ao público, pois a sede ainda está em fase de acabamento e precisaremos limpar e organizar.




















sábado, 13 de agosto de 2011

Estamos de Luto


Faleceu ontem em Rio Branco a nossa companheira Maria Creuza Medeiro dos Santos, Coordenadora Administrativa e uma das fundadora da Escola Tupanir Galdêncio da Costa. 

Em nome dos Trabalhadores em Educação manifestamos nossas condolências à toda a sua família e amigos.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Dia do Estudante


Foto: 4.bp.blogspot.com
O dia do estudante é comemorado em 11 de agosto, a mesma data em que foram instituídos os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do Brasil, por Dom Pedro I, no século XIX.
Em razão dessa marcante decisão, Celso Gand Ley, cem anos após a criação desses cursos, em 1927, indicou a data para se tornar o dia do estudante.
Vários presidentes do nosso país, artistas e escritores se formaram nesses cursos; um da USP, através da escola do Largo São Francisco e o outro em Olinda, depois transferido para o Recife.
A faculdade mais próxima do Brasil era em Portugal, na cidade de Coimbra, e quem quisesse estudar em nível superior tinha que ir para lá ou para outras localidades da Europa, a fim de concluir seus estudos. Isso antes da criação desses cursos no Brasil.
As turmas iniciantes tinham poucos alunos e as estruturas das escolas eram bem simples, com salas feitas de taipa, no prédio do Convento de São Francisco. No ano de 1934 o curso foi incorporado pela Universidade de São Paulo – USP.
Estudar é exercitar a memória para adquirir conhecimentos, aprender. Mas para que isso aconteça um estudante deve frequentar uma escola e participar das atividades propostas, fazer as tarefas de sala bem como as passadas para serem feitas em casa, além de estudar em casa os conteúdos que foram passados em sala de aula.
Com o passar dos anos, passa a entender as matérias através da reflexão e da análise das mesmas.
Os estudantes devem ser responsáveis com seus estudos, pois o sucesso profissional virá através de muita dedicação. Além disso, merecem todo respeito e consideração de seus familiares, pois é o seu trabalho.
No Brasil, a educação é um problema social, pois não atende a demanda da quantidade de crianças e jovens que deveriam ingressar nos estudos. As escolas não possuem estrutura física adequada, além de faltar muitas vagas, fazendo com que um grande número de crianças e adolescentes não tenham a oportunidade de estudar.
A educação é uma responsabilidade dos governantes e está na Constituição do nosso país, mas ainda está muito deficitária, com professores mal remunerados e um ensino de pouca qualidade. Tudo isso favorece a evasão e a repetência escolar.

Fonte: www.brasilescola.com

Novos professores são empossados para atuar em escolas da capital e do interior


 Foto: Assessoria SEE
Mais de 350 docentes já foram efetivados desde o início do ano pelo governo do Estado

A rede estadual de ensino se fortaleceu na última quarta-feira, 3, com a contratação de mais 19 professores para atuar nas escolas da capital, de Cruzeiro do Sul e Tarauacá. A assinatura do termo de posse ocorreu no auditório da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e contou com a presença do secretário da pasta, Daniel Zen.  
 
Os professores aprovados no último concurso público promovido pelo governo do Estado são das áreas de Artes, História, Língua Portuguesa, Filosofia e Espanhol. Esta é a terceira convocação feita pelo governo depois da realização, em dezembro, de concurso público. Em fevereiro, a rede pública estadual ganhou 339 docentes efetivos, que, somados aos recentes contratos, totalizam 358 novos profissionais.

Para a professora de Artes, Maria das Dores, atuar na rede estadual de ensino será uma experiência nova e desafiadora, já que ela nunca havia dado aulas em escolas públicas. “É um motivo de alegria. Outra realidade para encarar, mas quero cooperar com a vida de muitas crianças e passar o melhor do meu conhecimento. Entrar na esfera pública é  para mim uma novidade em todos os aspectos”, diz a nova contratada.

A contratação dos novos professores foi necessária para se fazer a reposição no quadro. O salário inicial para uma carga horária de 30 horas/aula é de R$ 1.759,58.

sábado, 6 de agosto de 2011

NOTA DE REPÚDIO


O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre – Núcleo de Tarauacá vem manifestar seu veemente repúdio as declarações proferidas de baixo calão pelos vereadores da Câmara Municipal, que se portaram de maneira, desrespeituosa, grosseira e incompatível com o decoro parlamentar ao se referirem aos diretores do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Município de Tarauacá – STTR por ocasião do ato público, grito da Terra, organizado por aquela entidade com o objetivo de reivindicar melhores condições de vida para os trabalhadores rurais em nosso município.
As manifestações políticas são direitos de expressão da cidadania, legítimos e democráticos, amparados pela Constituição Federal e, portanto, não cabe aos senhores vereadores censurar as expressões políticas do movimento social. Deveriam, isto sim, dedicar-se a efetiva fiscalização do Poder Executivo Municipal que está deixando muito a desejar em relação à efetivação de direitos da população taraucaense em todas as áreas, sobretudo as pessoas da periferia e zona rural que se encontram hoje totalmente abandonados e excluídos.
As infelizes declarações dos senhores vereadores além de um afronta aos trabalhadores e trabalhadoras arranharam mais ainda a já desgastada imagem da Câmara Municipal de Tarauacá, poder este que deveria ser preservado e respeitado especialmente pelos próprios vereadores, o que exige a reparação e retratação pública dos senhores vereadores aos diretores sindicais, à categoria e a população de Tarauacá.
Finalmente, esperamos que os senhores vereadores a partir de agora se paute em assuntos de real interesse as pessoas que mais contribuem com a economia e o desenvolvimento do nosso município .

A diretoria.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Escola Tupanir Gaudêncio tem a 3ª melhor Gestão do Acre.



A Escola Tupanir Gaudêncio mais uma vez saiu vitoriosa no Premio Estadual de Gestão. Dessa vez a escola conquistou o 3º lugar e recebeu um prêmio de R$5.000,00. A delegação volta a Tarauacá na próxima quinta feira.

Em breve as fotos do evento

fonte: blog da Tupanir