Em reunião da categoria acontecido na tarde desta quinta-feira (25) no auditório do Sinteac, o presidente da entidade professor Lauro Benigno em sua fala afirmou que não medirá esforços, e não abrirá Mão de forma alguma, para que o abono anunciado pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Tarauacá, contemplasse também os servidores de apoio administrativo, que no nosso entendimento estes são os mais necessitados.
O fato é que pelo o desenho que esta sendo feito pelo governo estadual e municipal, referente ao pagamento das pessoas que tem direito a receber o abono, ficaram de fora uma boa parte dos servidores sem ter o direito a tal beneficio, e entendemos juntamente com nossa assessoria jurídica que estes também devem ser contemplados. Sendo que o mesmo se trata do cumprimento da Lei do Fundeb em que o gestor tem que gastar até 70% dos recursos da educação com professores e demais servidores atendidos pelo artigo 61 da LDB.
O Sinteac através de nossa assessoria jurídica, e de nossos dirigentes estão fazendo todos os esforços para que estes sejam contemplados, e esperamos que a prefeita Maria Lucinéia e governador Gladson Cameli revejam seu entendimento e cumpram com a Lei do Fundeb e com o anunciado em sua ultima entrevista, de que pagariam o abono a todos os servidores da educação.
Lauro destaca ainda que as negociações ainda não se encerraram, e que fora o abono existem outras pautas pendentes como: reajuste salarial, pagamento de auxilio alimentação, piso nacional, qüinqüênio, ações judiciais etc...
Estamos atentos aos acontecimentos, e em estado de alerta, onde a qualquer momento podemos convocar a categoria para novos encaminhamentos.
Ainda na manhã de sexta-feira (26) teremos uma reunião da equipe nomeada para discussão do nosso PCCR municipal, e em seguida trataremos de pautas referentes à nossa data base, cobraremos a resposta da prefeitura do acordo de conciliação feito juntamente da justiça, que seria para ser entregue no dia 15, e em especial do abono. Acompanhem nossos canais de comunicação grupos de whatsApp, no facebook, programa de radio, blog, site etc... Onde sempre estaremos informando nossos servidores sobre qualquer novo acontecimento.