TARAUACÁ: SINTEAC FAZ CARTA A GOVERNANTES SOLICITANDO PLANO DE VACINAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.


O Sinteac de Tarauacá - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre, solicitou através de carta aos representantes do Nucleio Estadual de Educação professora Janaína Furtado, a Secretária Municipal de Educação professora Lucicléia Lima, ao Secretário de Saúde do município professor Aderlândio França, presidente da câmara de vereadores Francisco Batista e ainda a prefeita do município Maria Lucinéia, solicitando a inclusão de todos os profissionais da educação no plano de vacinação contra a covid-19 do município. Explica no documento, assinado pelo presidente do Sinteac professor Lauro Benigno.

Veja o documento:

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Tarauacá – Sinteac, representante dos professores (as) e dos demais servidores em educação do munícipio, entende que, com o recrudescimento da contaminação pela Covid-19 e o aumento do número de mortos em virtude das complicações provocadas pelo novo coronavírus, não deve-se permitir o retorno às atividades presenciais nas escolas sem que os seus trabalhadores estejam imunizados/as pela vacina.

A justificativa da categoria é que as novas variantes do coronavírus acometem de forma mais severa a população. "Este fato pode ser comprovado pelo crescente número de mortes em geral e em especial de trabalhadores em educação, além da crescente ocupação de leitos de UTI no estado e das enfermarias nos municípios”, destacamos ainda o fato de estarmos passando por um surto de dengue e por tragédia natural no caso das enchentes que assolam a cidade causando doenças, desempregos e fome.

A Educação, como setor essencial para o desenvolvimento pleno das crianças, dos jovens e dos adultos, deve ser considerada como segmento estratégico no plano de vacinação. Mesmo com todo o esforço e sobretrabalho da categoria de professores/as em manter a excelência do ensino em tempos de trabalho remoto, destaca-se o prejuízo pedagógico e psicológico para toda a comunidade escolar devido ao modelo de ensino imposto pelo isolamento social e a urgência da volta às aulas presenciais, portanto, para o retorno às atividades presenciais seguro, é necessário garantir a saúde e a vida dos/as profissionais.

Desde o início da pandemia, o Sindicato tem lutado incansavelmente para preservar a saúde da categoria por meio de reuniões, debates virtuais e campanhas para alertar o risco da volta às aulas presenciais sem controle da pandemia.

O Sinteac entende que cabe aos governos implementar as ações necessárias para que toda a população esteja vacinada o mais breve possível, permitindo a retomada das atividades presenciais em sua plenitude.

Cabe ao governo municipal estabelecer um cronograma que leve em conta a importância do setor educacional e tome as providências para que os trabalhadores das escolas possam retornar ao trabalho em condições seguras.

Nesse sentido, pedimos a imediata inclusão dos trabalhadores (as) em educação do município de Tarauacá, no plano municipal de vacinação.

Sinteac/Tarauacá – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem