Estiveram reunidos nos dias 28 e 29 de janeiro de 2021, na sede central do Sinteac em Rio Branco, os dirigentes do Sinteac de Tarauacá professores Lauro Benigno, Eurico Paz e João Maciel, onde na oportunidade estes participaram do encontro do conselho deliberativo da entidade, que teve como pauta principal a data base estadual da categoria no ano 2021, reinicio das aulas, regularização da situação dos irregulares, eleição do Sinteac estadual, incorporação da VDP, equiparação do piso dos provisórios com efetivos, gratificação de gestores, reenquadramento para todos antes da aposentadoria, concurso publico, efetivo, elevação dos percentuais de titulação, etc...
Na reunião estavam presentes os presidentes de núcleos do Sinteac dos demais municípios, a presidente estadual da entidade professora Rosana Nascimento, assessoria jurídica do Sinteac e demais membros da direção.
Ficou deliberado que os trabalhadores em educação não retornarão as aulas sem reajuste salarial, bem como sem ser vacinado, o governo se propôs a apresentar uma proposta de correção salarial, tendo em vista que os salários dos servidores da educação estadual encontram-se bastante defasados, e que ainda nesta segunda 1º de fevereiro haverá uma assembleia geral da categoria.
Quanto aos irregulares, como o governo não toma uma atitude através de decreto para legalização destes, foi dado a idéia que se tomasse como exemplo a situação do estado de Rondônia, onde o governo de lá demitiu a todos, e a justiça fez com que voltassem e fossem indenizados, e posteriormente resolvido a situação criando um plano de carreira onde estes se situam como carreira em extinção.
Em relação à eleição para escolha da diretoria estadual da entidade, este foi postergado para daqui a 150 dias em virtude da pandemia.
Os mesmos ainda realizaram uma vista a assessoria jurídica da entidade, verificaram como está o andamento de algumas ações judiciais e da possibilidade da realização de atendimento por estes no município.