EM REUNIÃO COM SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRIGENTES DO SINTEAC DE TARAUACÁ COBRAM REAJUSTE DO PISO DO MAGISTÉRIO E PAUTAS DA CATEGORIA.
Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira, dia 26, no gabinete do Secretário Municipal de Educação Carlos Sousa juntamente com o Subsecretário Abimael Caxias os dirigentes do Sinteac de Tarauacá capitaneados pelo presidente da entidade João Maciel acompanhado por membros da diretoria do Sinteac.
Na oportunidade estes cobraram ao Secretário Municipal de educação o imediato cumprimento do reajuste do piso do magistério 2026, ora anunciado pelo governo federal que teve o percentual de reajuste de 5.4%.
A reunião teve ainda como pauta redução da carga horária dos profissionais de apoio e a discussão sobre a ampliação do auxílio alimentação dos professores, piso e reajuste nos valores do salário dos servidores de apoio administrativo.
Carlos esclareceu que a equipe técnica da SEME, já está realizando as análises financeiras para verificar a capacidade de suporte da folha de pagamento municipal. Segundo o gestor, todas as decisões serão pautadas em dados concretos e no cumprimento da legislação vigente. “Estamos realizando análises técnicas para compreender como a folha de pagamento irá absorver o reajuste de 5,4% do piso nacional do magistério”, afirmou.
Em relação à redução da carga horária dos profissionais de apoio, foi ressaltada a necessidade de aguardar a aprovação do piso nacional da categoria, a fim de que qualquer decisão seja tomada com segurança jurídica, sobre o auxílio-alimentação dos professores, o secretário destacou o empenho e o esforço para cumprir a pauta, ainda neste bimestre.
É compreensível que o piso não será mais pago no mês de janeiro em virtude do anuncio tardio do valor do reajuste ter sido feito já no final do mês, sendo que a folha de pagamento já estava pronta e o salário do mês já deve ser pago nesta quarta feiúra (28), mas será pago no mês de fevereiro sem perdas, pois será retroativo janeiro.
Ficou acordado ainda que na próxima semana, o sindicato retornará à SEME para uma nova rodada de diálogo, quando serão analisados os cálculos apresentados e discutidas alternativas que garantam o atendimento das demandas da categoria.
Ao final do encontro, o Secretário Carlos Sousa destacou a importância do diálogo permanente entre gestão e sindicato. “A parceria e a luta conjunta em defesa dos profissionais da educação fortalecem as decisões e garantem avanços com responsabilidade”, ressaltou.
