Prefeitura de Xapuri anuncia R$ 11 mil de abono do Fundeb para os professores municipais


O prefeito Ubiracy Vasconcelos, de Xapuri, reuniu representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação e alguns vereadores para anunciar, ao lado da secretária da pasta municipal da área, a professora Fernanda Abreu, que os professores receberão o valor de R$ 11 mil de abono referente às sobras do Fundeb.

Na última sexta-feira (26), o gestor municipal antecipou que sua equipe da área financeira faz cálculos junto com a Secretaria Municipal de Educação para definir o valor do abono referente ao rateio das sobras dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica.

O abono do Fundeb é uma medida excepcional e temporária com o objetivo de cumprir a Constituição Federal, que ampliou os gastos do Fundo com profissionais de educação de 60% para 70%, por conta da pandemia. Os detalhes serão estabelecidos por lei aprovada pela Câmara de Vereadores, no caso dos municípios.

Bira Vasconcelos disse que a sua intenção era a de que o abono pudesse ser pago a todos os servidores, mas ressaltou que isso não depende dele e nem dos vereadores, mas do que diz a lei. Por enquanto, o anúncio do pagamento se refere apenas aos professores, de acordo com informação da assessoria.

Na esfera estadual, o governo fez mudanças em relação ao pagamento do abono com o fim de alcançar um número maior de servidores. Espera-se que a prefeitura de Xapuri siga o mesmo caminho para estender a premiação à maior quantidade de servidores que a legislação permitir.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem