quarta-feira, 30 de março de 2011

Sinteac promove mesa-redonda com segmentos da sociedade em Rio Branco

Professor Eurico - Tarauacá


Na manhã de ontem, o conselho deliberativo do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Acre (Sinteac) se reuniu para traçar os últimos detalhes para a grande mesa redonda que está sendo organizada pela entidade para debater a pauta das reivindicações da categoria.

De acordo com o presidente do Sinteac, Manoel Lima o momento será uma oportunidade para tratar de assuntos como a definição do quadro completo das escolas, concurso público e formação para os funcionários da rede. Um dos grandes pontos a ser discutido no evento, conforme explicou Lima é a questão da terceirização do serviço público, especialmente na educação.

“Vale dizer que o momento será propício para defendermos os interesses da educação. No momento que levantamos a temática da terceirização, quero que fique claro que não se trata de prejudicar os trabalhadores das cooperativas, muito pelo contrário. Queremos dar a esses trabalhadores garantia dos seus direitos e suas gratificações. Por isso defendemos a formação”, pontua

O evento será realizado na quinta-feira, 31, no auditório da Unimed próximo a churrascaria do Oscar, na rua José Melo, Bosque. Participará da mesa redonda o Ministério Público Estadual, Procuradoria Geral do Estado, IBGE, Tribunal de Contas, Acre previdência, Secretaria de Educação, entre outros segmentos da sociedade.



fonte: página20

segunda-feira, 28 de março de 2011

Começam hoje as atividades da academia: Aulas de musica já começaram


ATENÇÃO ASSOCIADOS/ASSOCIADAS DO SINTEAC
PARA OS SEGUINTES AVISOS:


1.  Por decisão da diretoria do Sinteac, fato já comunicado aos Trabalhadores Em Educação em Assembléia Geral, a partir desta data, o clube do sindicato não será mais cedido a pedido de associados para realização de eventos (aniversários, confraternizações e outros) nos dias de sábados e domingos. A decisão deve-se ao fato de que, nesses dois dias, o clube será reaberto aos para receber os associados e seus familiares.

2.  Já começaram as aulas de música (violão e teclados) para associados e dependentes. Lembrando que cada associado ou associada poderá inscrever-se ou inscrever seus dependentes na sede do Sinteac nos horários de expediente.


3.  Todos inscritos na academia do Sinteac, hoje segunda feira, 28 de março, acontece a aula inaugural da academia em 2011, no horário das 18:30. Pedimos o comparecimento de todos.

Para maiores informações, procure nossa sede ou faça contado pelo fone 36621629.



Agradece



A diretoria

sábado, 26 de março de 2011

Moradores da área próxima à Escola Valdina Torquato pedem permanência do ensino Infantil.


ESC. DE ENS. INF. E FUND. “VALDINA TORQUATO DO NASCIMENTO”. 

Tarauacá-Acre, 24/03/2011. 

Senhora Secretária, 

Nos, abaixo-assinados vimos através deste, solicitar de Vossa Senhoria a permanecia da pré-escola. Escola Valdina Torquato do Nascimento se encontra em local favorável para o acesso a comunidade escolar do bairro, principalmente para os alunos carentes que não tem condições de estudar em outras escolas especialmente na pré-escola Donizete Mota pelo o motivo de não poder compra o material escolar e por falta de vagas na referida escola, além disso, os que moram na estrada do Igarapé Preto ficam muito distantes da mesma. Portanto, por estes motivos, nós os, pais, alunos e demais da comunidade escolar, contamos com vossa compreensão e todo apoio possível para que esta reivindicação seja atendida em prol da melhoria na qualidade do ensino dos nossos alunos e a comunidade do bairro. 


A ILMA. SENHORA: 
CIMÉIA ELEAMEN BAIMA 
SECRETÁRIA MUN. DE EDUCAÇÃO - SEME. 
N E S T A. 




Imagens da reunião onde a comunidade fez um abaixo assinado para a Secretária de Educação Ciméia Bayma.





Encontro do Conselho de Representantes do Sinteac em Rio Branco


Os dirigentes do Sinteac de Tarauacá José Eurico e João Maciel já estão em Rio Branco para participarem  do encontro do Conselho de Representantes da Entidade que acontece duas vezes por ano. A pauta principal desse primeiro encontro é a data base 2011 e as negociações com os governos. A organização  política e administrativa dos núcleos e as bandeiras de lutas dos servidores municipais de cada um dos 22 municípios acreanos, serão também temas desse debate.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Secretarias têm 18 meses para construir creches e quadras

Municípios, estados e o Distrito Federal terão 18 meses para finalizar obras de creches e quadras esportivas escolares cobertas custeadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Esse prazo começa a contar a partir da liberação dos recursos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e consta de resolução publicada nesta terça-feira, 22, no Diário Oficial da União, que estabelece os critérios de transferência de recursos do governo federal para a construção de unidades de educação infantil e quadras.

Depois de aprovados os projetos, os recursos serão liberados em duas parcelas. A primeira será repassada pelo FNDE após a assinatura do termo de compromisso para a execução da obra. A segunda, depois de análises técnicas específicas de cada caso. O prazo de 18 meses começa a contar a partir do recebimento da primeira parcela.

Após terminar a obra ou o prazo limite para a execução, os beneficiados terão 60 dias para prestar contas ao FNDE dos recursos recebidos. Entre os documentos necessários para comprovar a devida utilização dos recursos estão a cópia do despacho adjudicatário e homologação de licitações realizadas para a execução da obra; a relação de pagamentos efetuados, de bens adquiridos, produzidos ou construídos com recursos da União; extratos bancários da conta corrente em que os recursos foram depositados, entre outros. É preciso também comprovar o domínio dos terrenos, por meio de cópia da certidão atualizada e autenticada do imóvel.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

terça-feira, 22 de março de 2011

ASSEMBLÉIA DATABASE ESTADUAL E MUNICIPAL

Trabalhadores e trabalhadoras em educação reunidos para formular database 2011

No dia 21.03.2011 os trabalhadores e trabalhadoras em educação das redes estadual e municipal estiveram reunidos no auditório do Sinteac para formularem os principais pontos da proposta de data-base da rede estadual assim como também obter informações sobre o andamento das primeiras negociações com a Secretaria Municipal de Educação.
Quatro membros da diretoria Central do Sinteac, presidente Manoel Lima, o vice-presidente João Sandim, a secretaria de apoio aos municípios Hosana e o diretor do departamento sindical professor João Maciel também fizeram parte da condução da assembléia ouvindo os trabalhadores e trabalhadoras em educação sobre problemas relacionados ao último concurso público, VDP- Valorização de Desenvolvimento Profissional e algumas propostas que devem ser levadas ao Conselho Deliberativo que acontecerá no final deste mês em Rio Branco.

 Professor José Eurico - Presidente do Sinteac de Tarauacá
 Professor João Maciel - Departamento de Formação Sindical
 Professor Accioly- Vice-Presidente do Sinteac de Tarauacá
Hosana - Secretaria de apoio aos municípios
 Professor João Sandim - Vice-Presidente do Sinteac de Tarauacá
 Professor Manoel Lima - Presidente do Sinteac 
Trabalhadores e trabalhadoras em educação reunidos para formular database 2011
 Trabalhadores e trabalhadoras em educação reunidos para formular database 2011
 Trabalhadores e trabalhadoras em educação reunidos para formular database 2011
 Trabalhadores e trabalhadoras em educação reunidos para formular database 2011
 Trabalhadores e trabalhadoras em educação reunidos para formular database 2011
Trabalhadores e trabalhadoras em educação reunidos para formular database 2011

domingo, 20 de março de 2011

MUNICIPAIS E ESTADUAIS: Todos à Assembléia conjunta nesta segunda feira


Com a presença do Presidente Estadual do Sinteac, Professor Manoel Lima, a diretoria do nosso sindicato realizará nesta segunda feira, 21 de março, às 16:30h, uma ASSEMBLÉIA GERAL com os servidores das redes estadual e municipal de educação. Na pauta tudo sobre as bandeiras de luta da entidade em 2011, os principais pontos da proposta de data-base das duas redes e informações do andamento das primeiras negociações.



Data: Segunda, 21 de março
Horário: 16:30h
Local: Auditório do Sinteac
Convidados: Servidores Municipais e Estaduais
Pauta: Data-Base 2011

sexta-feira, 18 de março de 2011

NOTÍCIAS DAS ESCOLAS

Encontro com todos os funcionários do Instituto São José

Realizou-se dia 12/03/2011 um encontro com todos os funcionários da Escola Instituto São José, momento em que foi discutido as atividades que serão desenvolvidas no decorrer do ano letivo e posto para apreciação o calendário escolar da referida instituição.

fonte: Blog do instituto São José





PDE - (PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA) UM INSTRUMENTO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA




A Equipe Gestora reuniu-se hoje com os representantes dos quatro segmentos da Escola para discutir e rever algumas ações do PDE para este ano de 2011.






A nossa escola promoveu nesta quinta feira, 17 de março, a AULA INAUGURAL DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR. O Evento coordenado pela equipe gestora da escola marca o início das atividades do Programa Ensino Médio Inovador através de Oficinas nas áreas de Teatro, Dança, Informática e Música. 






Professor Luiz Correia introduz conteúdo de Ciências sobre a Matéria: Estados físicos e propriedade com experiências para seus alunos do 9º ano.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Tarauacá e Feijó fortalecem rede de ensino com mais 126 pedagogos: Iniciativa faz parte da política educacional de valorização do docente desenvolvida pelo Estado


Carlos Augusto de Tarauacá recebendo seu diploma
A rede pública estadual e municipal de ensino de Tarauacá e Feijó acaba de ganhar um reforço significativo rumo à melhoria da qualidade do ensino. O governo do Estado e a Universidade de Brasília (UnB) certificaram no último final de semana 126 professores em Pedagogia. A iniciativa faz parte da política educacional de valorização do docente desenvolvida pelo governo, que há 12 anos investe na formação em ensino superior dos professores do Acre.

Sebastiana Pereira (68 anos) de Feijó
Uma das contempladas pela parceria com a UnB foi a professora Sebastiana Pereira, 68 anos, 38 deles dedicados ao ensino infantil em Feijó. Ela conta que a oportunidade de fazer um curso superior rendeu mais conhecimento na área e qualidade de vida para sua família. “O curso me proporcionou aplicar coisas novas as minhas crianças, me fez crescer muitas vezes como profissional e aumentou consideravelmente minha renda. Sinto-me hoje orgulhosa. Isso é um prêmio que ganhei”, diz, emocionada, a professora mais experiente dos formandos.

Secretário de Educação do Acre Daniel Zen
Na oportunidade, o secretário de Educação, Daniel Zen, lembrou aos formandos de como era a situação dos docentes no passado, quando os salários e as condições de ensino eram precários e a avaliação da qualidade do ensino no Acre estava entre as piores do país. “Há doze anos tínhamos um grande contingente de professores apenas com o ensino médio. De lá para cá, já são oito programas de formação e 9.600 profissionais com curso superior.
” Daniel Zen ressaltou ainda que os novos pedagogos saem com uma dupla certificação, referindo-se ao sistema de ensino utilizado para qualificar os professores: o Ensino a Distância (EAD). “O EAD não é fácil de se fazer. É como se vocês estivessem frequentado dois cursos superiores - um de Pedagogia e outro sobre Novas Tecnologias. O Estado agora vai contar com professores duplamente capacitados”, concluiu o secretário.

Professora Emilene Vieira de Tarauacá
Professora em Tarauacá, Emilene Vieira diz que o momento é de superação, pois jamais imaginou que teria uma diploma da Universidade de Brasília e que estaria apta a trabalhar com as ferramentas tecnológicas em sala de aula. “Aprendi todo o processo de ensino e aprendizagem, mas principalmente me alfabetizei nas novas tecnologias, e isso quero passar para meus alunos.”

Cristiano Muniz - UNB
De acordo com o vice-diretor da Faculdade de Educação da UnB, Cristiano Alberto Muniz, o aprendizado foi recíproco, pois o desafio de sair do Distrito Federal para a região Norte fez com que a universidade se renovasse. “Cada um dos formandos tornou a UnB mais grandiosa e oponente. A UnB rompeu as fronteiras e hoje podemos dizer que temos um pedacinho do Acre”, concluiu.
Durante toda esta semana acontecem formaturas em Acrelândia, Xapuri, Plácido de Castro, Sena Madureira e Brasileia, concluindo na sexta-feira, 18, com a certificação de 214 professores de Rio Branco. No total, 597 docentes de 11 municípios concluíram o curso de Pedagogia.
Essa grande conquista também faz parte da luta organizada dos trabalhadores e trabalhadoras em educação. 
O sucesso é daqueles que batalham, e com toda certeza todos vocês são merecedores desse sucesso. 


Parabéns a todos e a todas pela formatura!

Fonte: http://acciolytk.blogspot.com/

terça-feira, 15 de março de 2011

Preço e Atendimento diferenciado para nossos companheiros do Sinteac.


O nosso sindicato, com o objetivo de valorizar cada vez mais o nosso quadro de associados, busca firmar parcerias com estabelecimentos comerciais e profissionais prestadores de serviços pessoais das diversas áreas do conhecimento, que possam oferecer descontos e atendimentos diferenciados aos nossos associados, associadas e seus dependentes. 

Somos em média 1.000 (Mil) famílias de Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação, que fazem parte do quadro do nosso sindicato, todos devidamente credenciados. Imagine você ter uma clientela dessas.

Além disso, faremos campanha publicitária dos convênios firmados, nas rádios locais, escolas, espaços públicos e Internet. 

Na próxima quarta feira, 16/03/2011, às 16 HORAS, o sindicato vai reunir com um grupo de comerciantes, empresários e profissionais para discutir a formação das parcerias.

domingo, 13 de março de 2011

Sinteac Campeão do Campeonato dos Professores e Universitários

Um campeonato realizado pelo quarto ano consecutivo, fruto de uma parceria entre Professores Rurais e Sindicato da Educação envolvendo equipes dos diversos cursos do PROFIR e outras convidadas.  Em 2011 a final foi realizada entre as duas equipes convidadas que foram o Sinteac e os Estudantes da Turma de artes da UNB.

O jogo aconteceu na manhã deste domingo (13) e o Sinteac sagrou-se campeão vencendo a equipe da UNB pelo placar de 3 x 2.

Time do Sinteac- Em pé: Evandro, Eurico, Edvan e Ednardo.
Agachados: Sandro, Raimundo Brasil, Cerlândio e Célio Acioly

Time do curso de Artes da UNB- Em pé: Raimundo, Sandro, Júnior e Romerito.
Agachados: Tamaio, Nonato, Isaias e Rahonileis

Professor Elíton: Coordenador

Arbitros

Romerito: Craque da UNB

Cerlândio: Goleiro do Sinteac

Presidente Eurico ergue o merecido troféu

Raimundinho e Sandro

Ednardo e Célio

Eurico e Cerlândio

Vice campeões

Troféu de vice

Tamaio: Artilheiro do Campeonato

Isaias: Melhor goleiro