Ação — coordenada com 32 Tribunais de Contas brasileiros — tem como objetivo consolidar dados sobre a valorização e as condições de carreira dos professores
Segundo matéria desta sexta-feira (11) no site oficial do Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI), foi iniciada uma ação coordenada em conjunto com 32 Tribunais de Contas brasileiros para promover uma fiscalização nacional sobre Planos de Carreira do Magistério de todo o Brasil.
Valorização
A "ação tem como objetivo consolidar dados sobre a valorização e as condições de carreira dos professores, além de identificar boas práticas e desafios na estruturação das carreiras."
Importante
Medida é importante para desnudar muitas falhas que há em Planos de Carreira do Magistério em vários estados e municípios, sobretudo quanto a salários e ascensão funcional. Será uma importante ferramenta que poderá ser usada pelos sindicatos para exigir tratamento mais digno aos professores e demais profissionais da educação.
Metodologia
De acordo também com o TCE-PI:
O trabalho inclui a aplicação de um questionário detalhado, que aborda aspectos como legislação, ingresso na carreira, jornada de trabalho, remuneração e evolução profissional. As respostas devem ser enviadas por meio de uma plataforma eletrônica, entre os dias 11 de abril e 16 de maio de 2025."