O secretário de educação Aberson Carvalho explicou ontem como funcionará o auxílio alimentação para os servidores da pasta, negociado ainda na gestão de Socorro Neri, com o aval do Tribunal de Justiça. O auxílio terá o valor de R$ 420 e foi aprovado pela Assembleia Legislativa. O secretário garantiu que o acordo acertado por sua antecessora começará a ser pago já nos vencimentos deste mês de abril, inclusive com o retroativo ao mês de janeiro, como consta do acordo realizado. Com isso, todos os servidores receberam este mês R$ 1.680, inteiramente livres de impostos e outros tributos, sendo esse o valor líquido. Ainda no mês de abril, os servidores também passam a Recber o reajuste aprovado, de acordo com as tabelas da secretaria.
Secretário de Educação, Aberson Carvalho, garante que nenhum imposto incidirá sobre auxílio
Então, afirma o secretário Aberson Carvalho, no final de abril os servidores da educação vão receber o auxílio alimentação retroativo e todo o reajuste acertado votado e aprovado na Assembleia Legislativa. Ele destaca o esforço do governo Gladson Cameli para fazer o possível em prol dos Servidores Públicos e agradece os deputados estaduais por apoiarem as propostas que beneficiam os servidores da pasta.
Merenda escolar vai ser oferecida a todos os estudantes com segundo prato e vai possibilitar contratação de até 200 merendeiras
O Governo do Estado e a Secretaria da Educação estão programando oferecer de modo pioneiro a merenda escolar com duas refeições para todos os alunos matriculados, tanto no ensino fundamental I e II, como para os de nível médio, da educação de jovens e adultos, ensino integral e estudantes dos outros projetos da Secretaria, tanto na área urbana como na área rural. A meta é que todos recebem duas refeições em seu turno escolar.
A secretaria de Educação está estudando como oferecer o novo programa de merenda nas escolas mais isoladas dos seringais, onde não é possível a entrega semanal dos produtos perecíveis.
A expansão do programa de alimentação escolar vai provocar a necessidade de contratação de 150 a 200 merendeiras em todo o estado, abrindo novos postos de trabalho. Também vai beneficiar os pequenos produtores rurais de todos os municípios, que fornecerão verduras frescas, legumes e frutas para as escolas de sua região.
O secretário Aberson Carvalho está acertando os últimos detalhes da logística que já haviam começado a ser definidos na gestão de sua antecessora Socorro Neri.
O desejo do governador, que será cumprido à risca, é de que todos tenham duas refeições diárias e que a oferta de alimentos seja a mais variada possível, de acordo com tabelas nutricionais adaptadas a cada série e idade dos alunos e que seja rica em vitaminas, proteínas e suprindo todas as necessidades alimentares para garantir maior disposição para os estudos. É a primeira vez que o estado oferecerá alimentação para todos os estudantes da rede pública estadual, sem exceção. Em governos anteriores, a merenda atingia apenas o ensino fundamental, mas o governador Gladson Cameli exigiu que todo aluno de escola pública esteja bem alimentado em todo o Estado.
(A Tribuna)