TARAUACÁ: Sinteac inicia campanha Sem Vacina! Sem Volta às Aulas!


Sem Vacina! Sem Volta às Aulas!

O Sindicado dos Trabalhadores em Educação do Acre - Sinteac de Tarauacá, inicia nesta primeira semana do mês de abril de 2021, a campanha contra o possível retorno das aulas presenciais e pela vacinação imediata dos trabalhadores em educação, a campanha SEM VACINAS! SEM AULAS! Destaca o posicionamento firme da entidade contra a volta presencial das aulas.

Para nós o retorno dos professores e das professoras à sala de aula deve estar condicionado à inserção dos docentes e demais servidores no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19.

Para o Sinteac é imperativo. Sem Vacina! Sem Volta às Aulas!

Até o momento, não há garantia de que os docentes serão vacinados antes do início do previsto ano letivo de 2021. Ressaltamos que desde março de 2020, em virtude da pandemia, quando os professores e professoras passaram a trabalhar home office, o Sinteac se colocou contra a volta das aulas presencias num movimento em favor da vida. Assim, somos contrários a qualquer tentativa de flexibilizar a quarentena e consequentemente expor os educadores, alunos e toda a comunidade escolar ao risco da contaminação, sem a garantia da imunização. A posição é fortemente alinhada aos estudos científicos — os quais devem respaldar as ações dos governantes e balizar as decisões de flexibilidade ou endurecimento sobre o isolamento social.

Manifesto em favor da vida.

O nosso manifesto é em favor da vida e recebemos com preocupação essa tentativa de impor a volta presencial das aulas. É lamentável constatar que o mundo tem observado o Brasil com preocupação, pois o seu “destaque” internacional se dá pelo aumento expressivo do número de contaminados e chegou a triste marca de 300 mil mortos na última semana.

Nós do Sinteac nos solidarizamos com cada pessoa vitimada pela Covid 19 e cada familiar e amigo que convive com a dor e a ausência de um ente amado. Já não suportamos mais todos os dias fazermos nota de pesar pela perca de um trabalhador.

Assim defendemos que a volta às aulas esteja atrelada a garantia de segurança sanitária para a comunidade escolar.

Se a educação é considerada um serviço essencial, trabalhadores e trabalhadoras da área devem entrar na fila prioritária da vacinação.

A defesa da vida deve a ser prioridade de toda sociedade, ainda mais em um contexto de avanço da epidemia do novo coronavírus no mundo, no Brasil e no Acre.

Conclamamos as comunidades escolares a estarem juntos pela defesa da vida. Ela não diz respeito apenas aos(às) profissionais da educação e estudantes, mas deve ser compromisso da sociedade como um todo. Nesse momento, nossa defesa deve ser incondicional pela vida humana. Basta de genocídio! Chega de negacionismo e irresponsabilidade por parte dos agentes públicos. Valorizemos os serviços públicos, em especial o SUS, incansáveis na luta em salvar vidas e na contenção do vírus com a produção de pesquisas e já habilitados para produzir as vacinas necessárias para imunizar todos os(as) brasileiros(as), e sem os(as) quais não teríamos condições de enfrentar essa pandemia. E continuemos com os cuidados sanitários com o uso de máscara e o distanciamento social.

Quem irá se responsabilizar?

E se um professor morrer? Se algum aluno morrer? Se familiares de alguém da comunidade escolar vierem a óbito? Quem irá se responsabilizar? Voltar as aulas baseado em quê? Por que voltar as aulas presenciais se os profissionais da educação e estudantes estão distantes de serem vacinados?

Quem vai garantir que haverá distanciamento social nas salas de aula? Quem vai monitorar o uso de máscaras permanente? Quem vai assegurar a circulação do ar e a higienização dos banheiros e espaços de lanches? As salas e banheiros serão ventilados? Por estas e outras, pedimos aos trabalhadores em educação que fiquem atentos, e que nós representantes do sindicato durante toda essa semana estaremos conversando e entregando as nossas autoridades, a nossa carta com pedido de urgência e prioridade dos trabalhadores em educação no que diz respeito a vacinação.

Participe dessa campanha acessando nossas redes sociais, compartilhando e comentando!

Sem Vacina! Sem Volta às Aulas!

A Direção do Sinteac de Tarauacá.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem