Professora percorre 40 km até comunidade rural do ES para dar aula a aluno surdo na pandemia



Professora traduz as lições em libras para que o aluno possa seguir o cronograma de ensino. Na comunidade onde ele mora, o acesso à internet é quase inexistente.

Professora percorre 40 km para ajudar aluno surdo com as lições da escola no ES

Uma professora de Linhares, no Norte do Espírito Santo, está ajudando um aluno deficiente auditivo com as lições durante a pandemia do novo coronavírus. Para isso, ela percorre cerca de 40 quilômetros, pelo menos uma vez por semana, até a casa do aluno, que mora na comunidade de Bananal do Sul, no mesmo município.

Edilson tem 15 anos e está no primeiro ano do Ensino Médio. A professora Joyce Barcelos Barbosa conta que não o conhecia pessoalmente, porque ele ainda não tinha ido à escola este ano.

"Ele estava matriculado na escola desde o início do ano, mas eu não tive contato com ele porque, devido a esse percurso - não tem ponte, não tem acesso ao transporte - ele ainda não tinha ido à escola", contou.

Ainda no começo do ano letivo, o problema do transporte foi resolvido, mas a chegada da pandemia manteve o estudante longe da sala de aula.

Professora percorre 40 quilômetros para dar aula a aluno surdo no ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Logo, a professora teve a ideia de acolher o aluno e a família para que Edilson não desistisse dos estudos e tivesse um estímulo para continuar.

"Quando começou a pandemia, entrei em contato com a família, mandei mensagem porque aqui não pega celular, e perguntei se teria como eu fazer esse atendimento com todas as medidas de segurança: álcool em gel, máscara, distância, ao ar livre. A família me deu um sinal positivo, entrei em contato com a direção da escola e passei a situação sobre a forma como iríamos abraçá-lo para não ter evasão".

Percurso

Para chegar até a comunidade de Bananal do Sul, a professora percorre parte do trecho em estrada de chão e precisa parar o carro duas vezes para abrir porteiras.

"Num primeiro momento, eu me assustei um pouco pela estrada, pelo percurso, que é bastante difícil o acesso. Mas é o que eu sinto no meu coração: quando passo por esses obstáculos todos, com chuva ou sol, e chego aqui, não tem dinheiro que pague", declarou a professora.

Mesmo sem se comunicar verbalmente, Edilson deixa clara a gratidão que sente pela dedicação da professora. "Fico muito feliz, tenho um carinho enorme", disse o aluno, em Libras.

Para a professora, ver os olhos do aluno brilhando após cada atividade é uma motivação para continuar.

"Quando eu chego aqui, vejo a recepção da família e do aluno, o brilho nos olhos dele, o sorriso, a dedicação. Acho engraçado quando terminam as atividades no final da manhã, eu pergunto a ele se está cansado, se é chato, mas ele fala que é muito bom", contou.

Comunidade

As aulas acontecem debaixo de uma mangueira. A mãe do rapaz, Valdelice Gomes da Silva, acompanha todo o trabalho de perto.

"Agradeço a Deus todos os dias por isso. Se não tivesse o apoio dela, eu não saberia o que fazer", disse a mãe.


Professora dá aula a aluno surdo debaixo de mangueira, no ES — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

No vilarejo em que a família mora, vivem cinco famílias, com crianças de 7 a 11 anos. A internet, lá, quase não funciona.

A mãe de Edilson conta que a dificuldade não é só do filho dela, mas que todos os outros alunos, pela falta de acesso, não conseguem acompanhar as aulas.

"Algumas coisas não tem como explicar porque têm que ser pesquisadas na internet, e aqui não pega. Algumas coisas ficam sem fazer", explicou.

Fronteiras na educação

No início do mês, um levantamento do G1 mostrou as dificuldades de acesso à educação por parte de estudantes em todo o país durante a pandemia.

Dos 25 estados que implantaram atividades à distância, 15 monitoram a adesão dos estudantes ao ensino remoto. Os índices mostram também que as aulas on-line não são acompanhadas por todos os alunos.

Isso significa que, apesar dos esforços das redes, parte dos estudantes pode não ter acesso à educação na pandemia. As razões são várias – e incluem falta de estrutura em casa, de computadores ou de conexão.

A alternativa para os alunos é recorrer às atividades impressas ou à transmissão por outras mídias, como TV aberta ou via rádio. Nesses casos, também é difícil mensurar quantos estudantes estão efetivamente assistindo ao conteúdo.

G1.

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