NÃO PODEMOS CONCORDAR COM O RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS, SEM UM DEBATE COM A COMUNIDADE ESCOLAR


Sabemos que precisamos reiniciar o ano letivo de 2020 para cumprimento da jornada estipulada pela Lei de Diretrizes de Base da Educação (LDB), mas não concordamos com o retorno das aulas presenciais com o índice elevado de contaminados da covid-19 e consequentemente de mortes por causa da doença. Não resta dúvida que existe muita pressão por determinados segmentos da educação privada do retorno do ano letivo, somente podemos concordar se tiver a garantia de que não haverá mais o risco de contaminação de alunos e professores pelo coronavírus, lamentavelmente esta garantia não temos, pois conhecemos as nossas escolas, o comportamento das nossas crianças no ambiente escolar que pode contribuir de certa maneira para aglomerações e consequentes surtos de covid-19.

O reinicio do ano letivo é um temor muito grande por parte da direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (SINTEAC) que estar preocupado com a saúde dos trabalhadores em educação, pois temos o número enorme de professores e funcionários que fazem parte dos grupos de risco (diabéticos, cardíacos, hipertenso, e muitas outras doenças crônicas). Quem vai nos garantir esta segurança para não ocorrer o alastramento do vírus entre os profissionais e as crianças, onde os pais estão se manifestando em redes sociais que preferem que seus filhos percam o ano letivo do que arriscar a própria vida deles por falta de uma vacina que possa imuniza-los?

Senhor secretário estadual de Educação, estamos tratando da vida dos profissionais da educação e dos nossos alunos do ensino fundamental e média, o risco de novas contaminações será inevitável, pois alguém se contamina na escola e leva para os familiares, assim, o vírus poderá ter uma propagação incontrolável. Como a Secretaria de Saúde dará conta de tantos contaminados???? Vamos fazer uma reflexão do que poderá acontecer com o retorno do ano letivo nas escolas da rede pública. Sugerimos que o governo estado realize testes em massa da população, inclusive dos trabalhadores em educação e alunos da rede pública para avaliar a probabilidade de novos surtos da doença. Perante o perigo a Secretaria Estadual de Educação deve fazer este exame em toda rede estadual para identificar quem estar na faixa de risco, quem tem condições de voltar às salas presenciais, às condições dos espaços das escolas, porque nem todas elas estão com a higienização e condições de enfrentar esta pandemia que se alastra pelos municípios acreanos.

Debate - As Universidades públicas decidiram retomar o ano letivo somente em 2021, para preservar a comunidade universitária do risco de infecção do coronavírus. Em outros estados como São Paulo que reiniciaram o ano letivo, já tiveram de suspenderam novamente, depois que registrou o aumento de novos contaminados. O ano letivo é importante em nossas vidas e na vida dos estudantes, mas não é mais importante do que nossas vidas. Em defesa da vida dos nossos alunos e dos trabalhadores em educação, o SINTEAC não concorda com o retorno das aulas presenciais neste momento, onde o coronavírus continua matando as pessoas, o Estado não tem condições de atender a demanda nas unidades hospitalares com o que pode acontecer com o retorno do ano letivo.

Senhor governador, antes de pensar nesta coisa de retorno das aulas presencias, deve valorizar os profissionais da educação, pois pague pelo menos o que foi negociado no início do ano. Atrapalhado pela sua reforma da previdência que nos obriga a ficar por muito mais tempo na sala de aula, doentes, pois esta profissão não é fácil, muitos colegas adquiriram uma infinidade de doenças crônicas, daí o motivo de não retornar o ano letivo, a pandemia está levando muitas vidas de profissionais da educação, podemos enumerar o número de professoras, professores e funcionários de escolas que foram vítimas desta doença maldita. Trabalhadores em Educação não vamos iniciar o ano letivo em setembro, conforme o previsto. Se for preciso vamos paralisar as atividades por tempo indeterminado com a retomada das aulas presenciais. Não podemos colocar nossas vidas em risco nem dos nossos alunos e familiares, por uma simples imposição do governo sem nos consultar, sem nos ouvir, sem ouvir pais dos alunos, sobre a hora que devemos retomar o ano letivo.

VOLTAREMOS COM SEGURANÇA E PROTEÇÃO DAS NOSSAS VIDAS!!!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem