NO MARANHÃO, EDUCAÇÃO É PRIORIDADE DE VERDADE.
No Governo o Maranhão e o Sindicato dos Professores (Sinproesemma) encerraram nesta sexta-feira a negociação salarial. Em cinco anos do governo Flávio Dino não aconteceu nenhuma greve.
Por aqui, está sendo pago o maior salário do Brasil, com nenhum professor recebe abaixo do piso e com todos as professoras e professores estão tendo correção salarial acima da inflação de 2019.
O reajuste vai de 5% a 17% inclusive para aposentados e pensionistas. Enquanto em alguns estados os professores estão com salários atrasados, no Maranhão, o salário dos professores é pago entre 25 e 26 de cada mês.
Nesta segunda-feira, o governador ,Flávio Dino- PCdoB, também encaminhou para assembleia legislativa, o projeto de lei, elevando o piso para o professor com carga horária de 40h , no valor de 6.358,96. O piso nacional é 2.557,74.
Hoje, segunda feira, comecou as aulas do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA que oferece ensino médio, técnico e superior- e contempla o ensino, a pesquisa e a extensão, na área tecnológica e no âmbito da pesquisa aplicada.
O IAEMA é composto por 14 campus (unidades plenas) e 12 polos (unidades vocacionais. Atende mais de 18 alunos no estado.