ESCOLA JOÃO RIBEIRO, A PRIMEIRA DO MUNICÍPIO, COMPLETA 95 ANOS DE FUNDAÇÃO NESTA QUARTA FEIRA

Nesta quarta feira, 20 de abril, a Comunidade da Escola Estadual João Ribeiro, vai realizar uma ato solene denominado "Hora Cívica" para a celebração dos 95 anos de fundação da escola e os 103 anos de fundação do município de Tarauacá.
O evento acontece as 7 horas no pátio da escola e deverá contar com a presença dos estudantes, professores, servidores administrativos, autoridades municipais e comunidade. A informação é da Gestora Professora Ilka Frota, que com sua equipe trabalha em ritmo acelerado para a realização da festa. 

A Escola Estadual João Ribeiro foi a primeira escola criada no Município de Tarauacá. Fundada em 20 de Abril de 1921, no Governo de Dr. Epaminondas Jácome, 1º Governo do Território do Acre, Recebeu o nome de Grupo Escolar João Ribeiro, situada à Rua Generalíssimo Deodoro, ministrando e ensino de 1ª à 4ª série. Sendo sua 1ª diretora a professora Ernestina de França Cardoso. Em de 1952, passou a funcionar na Avenida Antônio Frota, nº120, local onde se encontra até hoje. A partir do Decreto Governamental de novembro de 2003, a Escola João Ribeiro passou a ser denominada Escola de Ensino Fundamental e Médio João Ribeiro, por a Escola oferecer o Ensino Médio na modalidade de E.J.A.

Quanto a sua metragem e localização, mede de frente 48,30m, fundos 30m, lado direito 74,70m, lado esquerdo 74,70m, com um perímetro de 248,60m e uma área de 3.055,55m2. A mesma limita-se pela frente com Av. Antônio Frota, lado direito com a Loja Maçônica Libertadora Acreana N.º 04, lado esquerdo com a Praça Valério Caldas de Magalhães, fundos com quem de direito for. Em 1978, com a recuperação total do prédio e a implantação da Lei 5.692/71, a escola passou a chamar-se, Escola de 1º Grau João Ribeiro, dando continuidades as suas funções e ministrando o ensino de 1º grau completo com a implantação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB 9394/96, de 20/12/1996, passou a funcionar com a nova nomenclatura, sendo denominada de Escola de Ensino Fundamental “João Ribeiro”. A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Ribeiro atende hoje a uma clientela de alunos de 427 alunos do 1º ao 5º ano, nos turnos matutino e vespertino e no turno da noite 356 alunos EJA (Educação de Jovens e Adultos). 

Atualmente sua equipe gestora é composta pela Gestora Professora Raimunda Ilca Frota de Azevedo, Coordenadora de Ensino, Professora Ladiocira Nunes Amorim, Coordenadoras Pedagógicas as Professoras Teresinha de Jesus Oliveira, Cátia Regina de Albuquerque e Manoel Batista de Figueredo, Coordenador administrativo o servidor Alexsandro Gomes Quinelato e Secretária Escolar Maria Débora de Oliveira Moura.No quadro de lotação da escola tem um quantitativo de 26 professores atuando no 1º; 2º e 3º, dividido em 09 (nove) turmas do 1º ao 5º ano turnos matutino, vespertino e noturno. Número de funcionários distribuídos nos 03 turnos corresponde há 40 funcionários, a distribuição dos mesmos tem como base a Instrução Normativa 2004. Para um bom funcionamento conta com recursos do Governo Federal PDDE/ FNDE; PDDE/ FNDE/EDUCAÇÃO INTEGRAL, e para que a escola possa ter ainda mais autonomia, a SEE criou o Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE/SEE - Estadual, possibilitando a amplitude da autonomia necessária para desenvolver suas prioridades administrativas e pedagógicas.

Quem foi João Ribeiro?


Biografia (abaixo) foi encontrada no blog Tarauacanotícias de Reginaldo Palazzo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem