DIRIGENTES DO SINTEAC EM AUDIÊNCIA COM SECRETÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E ESPORTE

A diretoria do Sinteac de Tarauacá esteve semana passada em Rio Branco para participar da atividade de Parasilação Nacional em favor do cumprimento da Lei Nacional do Piso do Magistério e dos compromissos assumidos pelos governos estaduais e municipais.
Paralela a esta atividade, o Sinteac do núcleo de Tarauacá reuniu com o Secretário Estadual de Educação e Esporte Daniel Queiroz de Sant'Ana para tratar de problemas específicos da nossa cidade.
Na oportunidade, o vereador Luís Meleiro por fazer parte da Comissão de Educação também esteve presente juntamente com o Sinteac de Tarauacá reinvindicando soluções para os problemas tais como: as obras paralisadas do Estádio de Futebol, a construção do IFAC, as cooperativas que prestam serviços para a educação, a falta de merenda nas escolas estaduais, concurso público para suprir as necessidades das escolas, etc.
Em relação as obras paralisadas do estádio de futebol o  Secretário Estadual de Educação disse que os recursos destinados ao esporte inicialmente estavam sobre a responsabilidade da secretaria de turismo. Houve algumas mudanças entre elas que os recursos do esporte foram repassados a secretaria de educação atual responsável pela secretaria de esportes do estado  que teve que fazer uma articulação nos ministérios e que agora já está tudo resolvido. Inclusive a primeira parcela referente a obra já foi realizada o pagamento. No entanto, para a liberação do restante ou da segunda parcela à empresa responsável pela obra teria que apresentar a prestação de contas da primeira medição para que libere os recursos da segunda. Fato esse, que ocorreu no dia 14.03.12. Portanto logo a obra estará retornando com suas atividades normais e a todo vapor. 
Em relação ao IFAC o  Secretário Estadual de Educação informou que a prefeita Marilete Vitorino inicialmente havia se comprometido em doar o terreno para a construção do campus do IFAC em Tarauacá. Passado um período a prefeita não cumpriu com o que havia se comprometido informando ao governo do estado que havia uma estrutura adequada da UFAC que estaria disponível para o IFAC utilizar, o que não era verdade, pois as instalações estão sendo utilizados pelos cursos da UAB. Para não perdermos o campus do IFAC, o governo do estado assumiu o compromisso de comprar o terreno.  Já foi feita a desapropriação da área, e que breve estará efetuando o pagamento para dar início as obras.  
Em relação às dobras dos servidores de apoio não há nenhuma proibição da secretaria de estado de educação em conceder dobras a nenhum servidor, muito pelo o contrário, a secretaria até tem interesse em conceder dobras aos servidores, tendo em vista que significa economia para a secretaria. Além disso, evita uma série de problemas administrativos com relação ao pagamento das pessoas que prestam serviços. 
Em relação as cooperativas e prestadores de serviços de limpeza nas escolas públicas da rede estadual há muitas empresas irresponsáveis e que não estariam cumprindo com suas obrigações, principalmente no que diz respeito ao pagamento de pessoal e de direitos trabalhistas, motivo esse no qual ocasionou no atraso dos pagamentos dos servidores. E que o governo vem fazendo o depósito do repasse as cooperativas sem atraso algum, bastando somente os responsáveis justificarem a prestação de contas referente às obrigações trabalhistas. Quando não efetuado, tal prestação mesmo assim estaria efetuando o repasse, mas que este estaria sendo depositado em juízo, até que estas façam sua regularização.  
Em relação ao concurso público para funcionários de escola a secretaria estará realizando ainda para este semestre um concurso público somente para apoio na área administrativa(secretaria de escola com qualificação de técnico), e quanto às demais áreas esta sendo feito um estudo das necessidades e que não é interesse da secretaria a manutenção de todo o quadro funcional de apoio, sugere que este seja meio a meio com apoio permanentes do quadro e com apoio cooperados. Quanto aos professores disse que ainda há um concurso em andamento e com validade com banco de classificação, ou seja, quadro de reserva e que pode ser aproveitado como está sendo, porém este serve somente para a zona urbana. E que pretende até os meses de setembro e outubro realizar concurso público para professores da zona rural. Finalizou dizendo que no início de 2013 pretende realizar um grande concurso para educação estadual em diversas áreas. 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem