sexta-feira, 11 de novembro de 2011

DIA DO DIRETOR DE ESCOLA: Nossa homenagem, companheiros e companheiras diretores e educadores de Tarauacá



No dia em que se comemora o dia deste grande colaborador da educação, 12 de novembro, o Brasil agradece o empenho e a parceria de todos os diretores de escola do nosso país. Estes profissionais com capacidade, sabedoria e honestidade contribuem para a melhoria de nossa sociedade e dos indivíduos nela envolvidos.

Eles são milhares e se somam à grande parte de educadores que tem em sua empreitada diária, o cuidado com a escola - crianças, adolescentes e adultos. O trabalho é quase um sacerdócio, tendo em vista que em sua responsabilidade está a educação de muitos brasileiros e brasileiras. Eles são pais e mães diante das dificuldades, são conciliadores diante de conflitos e ainda tem como sua principal função, a direção de uma escola.

A administração da escola não é um processo destacado da atividade educacional , ao contrário, está envolvido nela de tal forma que o diretor precisa estar sempre atento às conseqüências educativas de suas decisões e atos. No desempenho da sua função, o diretor é um educador preocupado com o bem-estar dos alunos, e não apenas um administrador em busca de eficiência.

O diretor tem em suas mãos uma grande soma de responsabilidades. Na verdade, ele é responsável por tudo o que se passa na escola. Em ocasiões especiais, o diretor representa a própria escola, por exemplo, quando comparece a uma solenidade como convidado por sua função de diretor, quando preside uma reunião na própria escola, quando confere certificados e diplomas, quando se dirige a outras entidades para tratar de assuntos de interesse da escola.

Assim sendo, diretor de escola é uma função bastante complexa com três aspectos relevantes: autoridade escolar; educador e administrador. Os que convivem com um diretor competente costumam admirá-lo como pessoa, apreciam seu discernimento, reconhecem sua personalidade positiva, mas quanto as tarefas, não as conhecem claramente.

Acreditam que a sua principal função seja comandar, isto é, fazer com que todos trabalhem, enquanto ele mesmo apenas observa, achando a direção supérflua. A boa direção se integra tanto com a atividade da escola que quase não é percebida. Aparentemente, o diretor nada tem a fazer numa escola em que todos cumprem suas obrigações e executam suas funções.

Mas se uma pessoa incompetente assume esse papel, em pouco tempo as dificuldades serão tantas que cairá a estrutura cuidadosamente montada pelo diretor competente. Então, é pelo contraste que aparece o real mérito do diretor. Portanto, o diretor é a peça básica para o bom funcionamento da escola.

"O progresso da ciência e da técnica com sua projeção nas atividades humanas, precisa ser assimilado pelos administradores escolares, o que dará uma consciência de efetiva prioridade aos problemas da educação no país". 


Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/09/dia-do-diretor-de-escola-psicopedagogo.html#ixzz1dOHe4gcA

Um comentário:

  1. Estamos divulgando o nosso pedaço de paraíso aqui no Ceará, terra da maioria das pessoas do Acre.
    É uma casa na beira da praia (10 metros) para receber todos os professores que sempre sonharam em curtir as férias com tranquilidade, relativo conforto e principalmente gastando pouca grana.
    Eu sou Bombeiro Militar do Acre, já aposentado por gravíssimo acidente em serviço em Cruzeiro do Sul, minha esposa trabalhou no setor de recursos humanos na Secretaria de Educação do Estado em Rio Branco, no tempo do Senhor Djalma e senhor João Nasserala, isso foi nos anos de 1986 até 1996.
    Para chegar aqui, será sempre melhor chegar com uma turma de pelo menos 10 pessoas, a casa tem 3 suites, mobiliada com geladeira, camas, redes, freezer, louças, fogão de 6 bocas, tudo novinho para o conforto daqueles que nos ensinam e nos preparam para a vida.
    Estou tentando contato com o SINTEAC em Rio Branco, porém, atéagora não encontrei o endereço eletrônico para fazer este mesmo convite. Aqui a gente se vira como Guia turístico, a gente pega a lagosta do almoço, temos como alugar um bugre e motos sem burocracia para andar na areia das praias, indo até até a divisa do Ceará com o Rio Grande do Norte. Temos o passeio de jangada, o peixe assado, a moqueca de arraia, o voo de parapente por sobre a praia de Canoa Quebrada, temos o Rio Jaguaribe, o caranguejo, as ostras, o camarão, todavia, o mais importante de tudo é a tranquilidade para quem chega de tão longe com amigos e familia. Eu já estarei no aeroporto Pinto Martins em Fortaleza esperando por você, fazendo as fotos e vídeo da chegada, depois você já leva com você o DVD editado com todas as suas aventuras aqui no paraiso.
    Minha esposa e eu sempre sonhamos com um lugar assim, no tempo em que residíamos no Acre, era impossível com o salário que ganhávamos, pois o mais caro era a pousada, hotel.
    Anexo fotos do lugar, estaremos à disposição para esclarecer quaisquer que sejam as dúvidas.

    Pelo nosso BLOG, você terá uma pequena idéia de como moramos e de como queremos e devemos receber você, sua familia e seus amigos.

    www.bombeirocarlosfonsecaacre.blogspot.com

    Orkut: BOMBEIRO CARLOS FONSECA - CANOA QUEBRADA
    Orkut: O REFÚGIO DA LAGOSTA
    Orkut: CLUBE DO SAMBA DE ARACATI
    (88) 9940-6734 - TIM
    (88) 8812-5217 - OI

    ARACATI - CEARÁ
    Peço-lhe a fineza em encaminhar este e-mail à todos que fazem parte do SINTEAC em todo o estado do Acre.
    Em tempo, a casa comporta tranquilamente 10 pessoas, exatamente distante por 10 metros do mar. Temos o forró, o reggae, o pagode, a mpb nas noites de Canoa Quebrada.
    Temos outras opções com piscina, churrasqueira e de frente para o mar limpo, quente e calmo das prais de Canoa Quebrada e Ponta Grossa.
    Desde já, receba um grande abraço do ex-bombeiro e ex-comunicador da rádio 98 fm: CARLINHOS CARIOCA

    ResponderExcluir