terça-feira, 30 de março de 2010

ANGELIANE PEDAGOGA: Atendente do Sinteac se forma em Pedagogia

Pedagoga Angeliane Lima


Temos a satisfação de publicar a vitória da nossa companheira de trabalho Professora Angeliane Lima, que recentemente se formou em Pedagogia.

Com os cumprimentos da Direção do Sinteac.

ELEIÇÃO DO SINTEAC É ADIADA PARA DIA 09 DE ABRIL


PORTARIA 01 de 29 de março de 2010.


O Presidente da Comissão Eleitoral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre – Sinteac – Núcleo de Tarauacá, no uso de atribuições que lhes são conferidas pelo Edital de Eleição bem como o Regimento eleitoral, RESOLVE:

Art. 1º - Transferir para o dia 09 de abril de 2010, sexta feira, às 17 horas, a realização da Eleição da Diretoria da entidade;

Art. 2º - Convocar os associados da entidade, aptos a participar do processo eleitoral, para comparecerem à Assembléia Geral Extraordinária onde será realizado o processo de eleição;

Art. 3º - Divulgar o Nome do Professor José Eurico de Lima Paz como candidato único inscrito dentro do prazo estabelecido pelo Regulamento Eleitoral;

Art. 4º - Comunicar que o processo de eleição será através da manifestação de “SIM”, para confirmar e “NÃO”, para rejeitar o nome do candidato;

Essa portaria entra em vigor na data de sua publicação.


Tarauacá-Acre, 29 de março de 2010.



Ademir Gomes Carneiro
Presidente

segunda-feira, 29 de março de 2010

ESCOLA PLÁCIDO DE CASTRO COMEMORA MAIS UM ANIVERSÁRIO


A escola Plácido de Castro como toda escola tem uma história ,  cada um que por ela passa de alguma forma dela participa, tece sua história, forma identidade, a sua e a da escola.
A cada ano letivo uma página da história da escola é escrita.
O tempo passa... Os rastros, as marcas, as lembranças, a memória, matérias-primas da história, vamos deixando de lado, esquecidas no abandono dos álbuns de retrato, dos velhos livros de matrículas, atas e pontos, nas carteiras antigas, nos relógios parados, nos troféus escondidos, nos livros mofados e canetas perdidas.
Queremos  hoje homenagear a todos: Gestores, Coordenadores,  Professores, funcionários, alunos, pais e amigos que passaram e contribuíram para o crescimento desta escola, acreditaram e se propuseram a dar continuidade a esta história
A escola orgulha-se por trilhar um caminho significativo e marcante na vida de cada cidadão, compartilhando assim a sabedoria, o exemplo de educar com qualidade, na simplicidade, rompendo barreiras e alcançando vitórias no decorrer dos 54 anos percorridos com amor e dedicação à educação.


CANDIDATO ÚNICO


PROFESSOR EURICO DEVE SER O NOVO PRESIDENTE DO SINTEAC DE TARAUACÁ



Apenas uma candidatura apresentou requerimento de inscrição para concorrer à eleição do Sinteac de Tarauacá. O prazo se encerrou na última sexta feira.
Quem encabeça a chapa é o Professor José Eurico de Lima Paz tesoureiro da atual gestão, que tem como Presidente o Professor João Maciel.
A eleição está marcada para a próxima quarta feira, 31 de março, e deve acontecer na Assembléia Geral dos Trabalhadores em Educação.
A atual gestão do Sinteac conta com muito respeito e admiração da categoria. O fato de nenhuma outra chapa se inscrever é mais uma prova de que a categoria se sente comtemplada com o atual modelo de gestão da entidade.
Eurico é formado em Matemática com Especialização em Planejamento e Gestão Escolar.

Fonte: Blog do Accioly

BIOLOGIA É CAMPEÃ !!!!!

Biologia- Campeão 2010 do Campeonato dos Acadêmicos da UFAC de Tarauacá

O time de Biologia foi o grande campeão do campeonato dos Acadêmicos da UFAC de Tarauacá de 2010. Depois de despachar o time do Sinteac na prorrogação e nos minutos finais, desta vez a vítima foi o time de Matemática cotado como favorito ao título. No primeiro confronto da final,  quarta-feira, o time de Matemática saiu com a vantagem de 4 x 2. Domingo, 28/03/2010, o time de matemática ainda saiu com a vantagem de 1 x 0, no segundo tempo, mas o time de Biologia correu atrás do resultando empatando o jogo e virando nos minutos finais, levando a partida para a prorrogação.
Foi na prorrogação que o time de Matemática se deu mal. No segundo tempo chegou até sair na frente, mas o time de Biologia com sua frieza e contando com a experiência do capitão Ednardo, e as defesas  importantes do goleiro Aldayso, conseguiu matar com um gol que valeu o título. Final na prorrogação Biologia 2 x 1 Matemática. O Sinteac como sempre faz ajudou na organização do campeonato assim como também nas premiações do torneio início e campeonato.
 Time de matemática - vice campeão 
Depois de ter perdido no tempo normal e na prorrogação os jogadores sumiram, ficando apenas a metade do time.


       Time de Biologia na primeira partida da grande final- Perdeu com diferença de 2 gols

          Time de matemática na primeira partida da grande final -  4 x 2 para matemática

Time de Biologia entoando o grito de campeão- Fortunato também se destacou como técnico mostrando tranquilidade e frieza nas substituições na hora que o time estava perdendo.
Goleiro do time de Biologia- Aldayso- Fez grandes defesas durante o campeonato, principalmente na vitória contra o time do Sinteac e nas duas partidas da grande final.
O time de matemática comemorando o título de vice-campeão. Marcos Latininho o técnico do time de Matemática entalado, ao lado do seu companheiro e artilheiro do time Abreu e o goleiro.

É meus amigos! Depois vem o melhor - churrasco acompanhado de uma geladinha!!! Professor Héliton Alves, um dos organizadores do campeonato e as vezes árbrito, com Marcos, Jesuíno e Ronilson todos só alegria!!

quinta-feira, 25 de março de 2010

ELEIÇÃO DO SINTEAC: Prazo para inscrição de candidaturas se encerra sexta feira, 26.03, às 11:30 horas.

O Núcleo do Sinteac em Tarauacá, realizará no próximo dia 31 de março, o processo de eleição para escolha da nova diretoria da entidade.
Conforme o Edital de Eleição, o prazo para inscrição de candidaturas se encerra nesta sexta, 26 de março, às 11:30 horas. 
A atual diretoria está discutindo o nome que vai encabeçar a chapa da chamada situação. Até esta quinta feira nenhuma chapa foi inscrita.O atual presidente da entidade professor João Maciel não será mais candidato pois o estatuto da entidade só permite uma reeleição. O mandato da diretoria do Sinteac é de 3 anos.

ACESSE O EDITAL AQUI

segunda-feira, 22 de março de 2010

GESTAO ESCOLAR


Acre lança sistema de acompanhamento da gestão escolar
Especialista diz que Estado é inovador na produção de ferramentas de acompanhamento do ensino. Programa Sage permite ganho de tempo e maior eficiência nas decisões dos gestores.
A Secretaria de Estado de Educação lançou nesta sexta-feira, 19, o Sistema de Acompanhamento da Gestão Escolar (Sage), ferramenta que facilita a certificação das avaliações e qualifica as práticas de gerenciamento educacional. O programa foi desenvolvido pela SEE em parceria com a  Fundação Luis Eduardo Magalhães, de Salvador (BA), e  possibilita aos técnicos e diretores acesso direto e em menor espaço de tempo às informações da situação da escola como um todo e das turmas em particular - sobretudo permite o levantamento de dados para realizar intervenções imediatas e mais eficazes.
Além de seus próprios indicadores, o Sage utiliza o banco de dados do Sistema de Gerenciamento Escolar (Sige) e do Sistema Estadual de Avaliação Pedagógica (Seap).  "O programa possibilita aos diretores e gestores enxergarem a tempo os problemas", disse a secretária de Educação, Maria Corrêa.  "O Acre é inovador no sistema de avaliação e acompanhamento. O interessante é o que o Sage apoia o gestor na tomada de decisões", afirmou Susane Sousa, da Fundação Luis Eduardo Magalhães. Susane é mestra em gestão da informação e para desenvolver o software contou com apoio de especialistas multidisciplinares.
A apresentação do Sage foi feita pelo secretário-adjunto de Educação, Josenir Calixto, no auditório da SEE a diretores e gestores. O programa acompanha os dados relacionados à aprovação e reprovação; dias letivos; horas/aula; uso do espaço escolar; programas educacionais; resultados das avaliações externas. Além disso, facilita a comunicação entre a escola e a Secretaria de Educação com acompanhamento bimestral, consolidando informações de rendimento escolar por série, disciplina, turno e turma, ao mesmo tempo que traz um panorama geral dos resultados em relação ao indicadores definidos.
As dimensões da avaliação tem coordenação participativa da proposta pedagógica; gestão do espaço escolar; acompanhamento da freqüência dos alunos; orientação sistêmica dos plano de curso; acompanhamento dos resultados das avaliações internas; acompanhamento do processo de alfabetização;  acompanhamento e controle da carga horária, dos resultados externos e apoio ao desenvolvimento de práticas pedagógicas.  "Com o Sage, que se alinha a outros programas já implantados no Acre, acabou o achismo. Os diretores contam agora com uma ferramenta para saber o que realmente está acontecendo", disse Lúcia Santos, diretora da Escola Luíza Batista de Souza, localizada no Conjunto Esperança, em Rio Branco. Lúcia foi  finalista do Prêmio Nacional de Gestão Escolar com os projetos "Mania de ler",  "Funcionário também educa", e "Aluno e turma nota 10". 

 

quarta-feira, 17 de março de 2010

DIREÇÃO DO SINTEAC ESTÁ FELIZ POR MAIS UMA CONQUISTA



LUTA E VITÓRIA: NOVOS PEDAGOGOS DE TARAUACÁ

Registro da Cerimônia de de Formatura dos Novos Pedagogos de Tarauacá. Evento Evento realizado terça feira, 16 de março de 2010, no Clube das Acácias.

INSTITUIÇÕES: Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e Secretaria de Estado de Educação do Acre.

09 formandos de Jordão
60 formandos de Tarauacá