sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Cursos de Letras e Pedagogia da Ufac/Juruá estão entre os melhores do país


Mais de 90% dos alunos da instituição provêm de escolas públicas, provando os resultados dos investimentos feitos pelo Governo do Estado no setor
Os cursos de Pedagogia e Letras da Universidade Federal do Acre em Cruzeiro do Sul tiveram ótimos resultados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) que avalia a formação de estudantes de nível superior. Eles obtiveram a nota 4 num certame em que a nota máxima é 5. O exame, realizado no ano passado, avaliou 7.329 cursos em 30 áreas em todo o país. Mais de um terço dos cursos analisados obtiveram desempenho insatisfatório (notas 1 ou 2).
Para o coordenador em exercício do curso de Letras, Mauro Uchoa e a coordenadora do curso de Pedagogia, Ete Feitosa, o resultado do exame tem um grande significado para a região do Juruá, pois mostra que a universidade está colocando no mercado de trabalho pessoas competentes, na maioria professores, que ajudam a promover a melhoria do ensino, tanto do Médio quanto do Fundamental.
Um total de 69 alunos de Letras e 101 de Pedagogia participaram do Enade. O curso de Letras/Português existe em Cruzeiro do Sul desde 1989; em 1992 surgiu o Letras/ Inglês e, finalmente, em 2008 o Letras/Espanhol. Atualmente os três cursos têm 189 alunos. O curso de Pedagogia tem 17 anos de existência e já formou 14 turmas, mais de 400 professores, muitos deles atuantes no magistério na região.
O curso de Letras chegou a estar ameaçado de fechar as portas poucos anos atrás, devido aos maus resultados obtidos no ‘Provão' (exame anterior ao Enade) e à infraestrutura deficiente. A volta por cima no Enade/2008, encheu de orgulho a equipe de professores e aponta que o Ensino Superior no Juruá está em franca evolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário