Ao todo, 713 professores assinaram o termo de posse e passam a integrar oficialmente a rede estadual de ensino a partir do início do ano letivo de 2026
Geovany Calegário, ContilNet
O governo do Acre realizou nesta segunda-feira (5) a cerimônia de posse dos primeiros aprovados no maior concurso da Educação da história do estado. Ao todo, 713 professores assinaram o termo de posse e passam a integrar oficialmente a rede estadual de ensino a partir do início do ano letivo de 2026.
Cerimônia aconteceu nesta segunda-feira (5)/Foto: ContilNet
A solenidade ocorreu no auditório do Detran, em Rio Branco, e contou com a presença do governador Gladson Cameli, da vice governadora Mailza Assim, além de secretários e autoridades estaduais.
Os profissionais empossados fazem parte da primeira convocação, publicada no dia 5 de dezembro, e atuam nas áreas de Arte, Biologia, Educação Física, Física, Geografia, História e Filosofia.
Todos os candidatos que tomaram posse nesta etapa já haviam concluído as fases previstas no edital, incluindo entrega de documentação, exames médicos e análises administrativas, e agora seguem para lotação nas escolas da rede estadual, conforme a necessidade da Secretaria de Estado de Educação (SEE).
Durante a cerimônia, o governador Gladson Cameli destacou a importância do momento e ressaltou o impacto da educação como política pública essencial.
“Para nós é um orgulho muito grande ver uma equipe bem afinada para que hoje possamos estar comemorando, dando boas-vindas a esses novos mestres, professores. Porque educação é saúde, educação é segurança, educação é vida”, afirmou.
Governador Gladson participou da solenidade/Foto: ContilNet
O governador também enfatizou a mudança no tempo de espera entre a realização dos concursos e a convocação dos aprovados.
“Quando você olha no semblante dos sonhos, dos familiares, de quem está sendo convocado, percebe que, por muito tempo, as pessoas faziam concurso público e demoravam para ser chamadas. Hoje não. No nosso governo, com a sintonia da secretaria e a parte econômica alinhada, estamos conseguindo fazer esses trabalhos que beneficiam a vida da população”, completou.
Já o secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho, reforçou o caráter histórico do certame e a complexidade da organização do concurso.
“Nós fizemos o maior concurso da história, com mais de 52 mil inscritos. Foi uma prova com uma dinâmica que nunca tinha sido aplicada no Acre, logisticamente muito complexa e difícil. E hoje estamos colhendo os primeiros resultados”, destacou.
Segundo o secretário, o concurso prevê, ao todo, 2.612 nomeações, realizadas de forma escalonada.
Secretário de Educação, Aberson Carvalho/Foto: ContilNet
“Neste momento, estamos falando de 713 pessoas que estão assinando o contrato no início de 2026, garantindo estabilidade para elas e para suas famílias. Muitas vezes é a realização de um sonho de gerações, de quem conquistou o primeiro diploma e passou no maior concurso efetivo da educação”, afirmou.
Aberson Carvalho também ressaltou os investimentos feitos na área educacional.
“É um orgulho falar de um governo que mais investiu na educação”, concluiu.
A posse desta segunda-feira marca o início das nomeações do concurso e integra o cronograma oficial de convocações da Secretaria de Educação, que prevê novas etapas ao longo dos próximos meses.


