Estudante da Bahia que tirou nota mil na redação do Enem revela como se preparou para a prova em oito meses


Lucas Rodrigues, de 21 anos, já tinha feito a prova outras vezes, sempre com notas acima de 900. Ele quer cursar Medicina.

Lucas Rodrigues, de 21 anos, conseguiu tirar nota mil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025, após se preparar para a prova em apenas oito meses.

Morador de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Lucas já tinha feito o exame outras três vezes, sempre com notas acima de 900, mas decidiu focar em um curso para fechar a prova. Ele quer cursar Medicina.

O baiano conta que começou a preparação em março do ano passado e estudou até a semana da prova, em novembro. Ele tinha aulas online de teoria e de gramática, e fazia uma redação por semana, com um simulado por mês.


Lucas Rodrigues tirou nota mil na redação do Enem — Foto: Arquivo Pessoal

Um estudante de 21 anos da Bahia conseguiu tirar nota mil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025, após se preparar para a prova em apenas oito meses.

Morador de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Lucas Rodrigues já tinha feito o exame outras três vezes, sempre com notas acima de 900, mas decidiu focar em um curso para fechar a prova. Ele quer estudar Medicina.

"Eu sempre tive afinidade com redação, desde novo, desde o Ensino Médio. Mas o curso me colocou no caminho do mil. Minhas notas estavam caindo, o que estava me preocupando, e, por isso, eu procurei eles. A rotina dentro do curso era bem pesada", contou.

O baiano conta que começou a preparação em março do ano passado e estudou até a semana da prova, em novembro. Ele tinha aulas online de teoria e de gramática, e fazia uma redação por semana, com um simulado por mês.

A prática rendeu experiência para a produção textual e também o preparou para o tema da redação: "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira".

"Não foi uma surpresa, porque era uma aposta entre muitos professores e o meu também apostou nisso. E, dentro do curso, a gente fez uma redação sobre algo parecido, um tema do mesmo universo. Quando eu cheguei na prova e me deparei com o tema, eu falei: 'Poxa, tô preparado para fazer'", destacou.

Durante a elaboração do texto, Lucas sustentou sua proposta citando uma suposta negligência do estado e das empresas em relação à população.

"Eu usei o repertório de "necropolítica" de Achille Mbembe [filósofo e cientista político camaronês], que fala sobre como o estado decide quem vive e quem é destinado a um projeto de morte, e relacionei isso à parcialidade na distribuição da qualidade de vida, principalmente com os idosos, porque, no geral, faltam políticas públicas deixadas a qualidade de vida da população".

"No segundo desenvolvimento, eu falei da má conduta do setor privado, e usei James Collins, o empresário norte-americano que fala que o egoísmo é a doença do empresário. E eu liguei isso ao fato de, muitas vezes, as pessoas idosas não terem oportunidades de trabalhar", concluiu.
Baiano tirou nota mil na redação do Enem — Foto: Arquivo Pessoal

Surpresa com nota

Mesmo com a preparação e chegando à conclusão de que tinha ido bem na redação, o estudante não imaginava tirar a nota mil, por uma série de questões.

"Eu não estava esperando, pela dificuldade que é de tirar o mil. E, além disso, o meu professor já tinha dito que esperava que a correção desse ano fosse um pouco mais rigorosa, como foi a do ano passado, por causa da mudança de banca", explicou.

A conquista gerou muita felicidade na família e entre os amigos, mas também provocou emoção no baiano, que "começou a tremer". Em seguida, comemorou com o professor, que também tirou mil.

"Estou muito feliz porque, realmente, é um feito admirável. Sem contar os meus familiares, todos bastante felizes. Minha mãe me dizendo o quanto está orgulhosa, meu pai, a mesma coisa".

Apesar do mil na redação, a média somada às outras notas não foi muito favorável para o curso escolhido, mas Lucas pretende apostar em outros meios além do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), como Programa Universidade para Todos (Prouni) ou Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para garantir a tão sonhada vaga em um curso de Medicina.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem