
Tem início nesta quarta-feira, 15 de janeiro, o 35º Congresso Nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), um dos mais importantes espaços de formulação política e organizativa da educação pública brasileira. Até o dia 18 de janeiro, educadoras e educadores de todo o país estarão reunidos, em Brasília (DF), para debater a conjuntura nacional e internacional, definir prioridades para a luta sindical e eleger a nova Direção Executiva e o Conselho Fiscal da CNTE.
A programação de abertura prevê credenciamento ao longo do dia, atividade cultural às 15h30 e, às 16h, a cerimônia oficial de abertura do Congresso. Em seguida, às 17h30, acontece a conferência “Análise da Conjuntura”, com a professora Ângela Carrato, do Departamento de Comunicação Social da UFMG. À noite, a plenária aprecia regimentos, alterações estatutárias e recursos.
Ao longo dos quatro dias, o Congresso promoverá painéis e plenárias sobre política educacional, política sindical, diversidade e sustentabilidade socioambiental, além de grupos de trabalho temáticos que irão subsidiar o Plano de Lutas da entidade. Entre os destaques da programação estão as participações de Miguel Nicolelis, Teresa Leitão e da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo.
O encontro também contará com atividades culturais, exibição de vídeos, presença de representantes internacionais e espaços de confraternização, reforçando o caráter político, formativo e coletivo do evento.
No sábado (17), serão apresentadas as chapas que concorrem à Direção Executiva e ao Conselho Fiscal da CNTE, com início do processo eleitoral às 18h. O Congresso se encerra no domingo (18), com as plenárias finais, posse da nova direção e a definição dos rumos da luta em defesa da educação pública, dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores e da democracia no país.
O 35º Congresso reafirma o papel histórico da CNTE como referência nacional na organização da categoria e na construção de um projeto de educação pública, gratuita, laica, inclusiva e socialmente referenciada.