CNE define preparativos para o 35º Congresso da CNTE e reforça agenda de mobilização

CNE define preparativos para o 35º Congresso da CNTE e reforça agenda de mobilização

Encontro em Brasília aprovou regulamento do congresso, recebeu novas filiadas e debateu estratégias sobre piso salarial e defesa da educação pública
O Conselho Nacional de Entidades (CNE) da CNTE se reuniu nesta sexta-feira (19), em Brasília, e aprovou os preparativos para o 35º Congresso da categoria, que ocorrerá de 15 a 18 de janeiro de 2026, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, também na capital federal.

O regulamento, a identidade visual e o regimento eleitoral do encontro foram validados pelos conselheiros. A programação contará com palestras do neurocientista Miguel Nicolelis e de Ailton Krenak, primeiro indígena a integrar a Academia Brasileira de Letras.


Novas filiadas e recomposição da direção

O CNE oficializou a entrada do Sindicato dos Professores Municipais de Palmas (Sindiprom) e da Associação dos Profissionais em Educação de Candeias (Aspecan) como novas filiadas da CNTE.

A reunião também aprovou a recomposição da Direção Executiva Adjunta após o falecimento de Cássio Ritter, em junho. O dirigente do CPERS, Luiz Henrique, assumirá o cargo até o fim do mandato, em 2026.

O prazo para envio das listas de consignações de associados das afiliadas à CNTE foi prorrogado até o dia 26 de setembro, sem possibilidade de nova extensão.

Mobilizações

Os dirigentes reforçaram a importância das mobilizações em torno do financiamento da educação pública, com agendas presenciais, virtuais e em datas comemorativas.

Entre as iniciativas, destaca-se a Marcha Nacional do Serviço Público contra a Reforma Administrativa, marcada para 29 de outubro, às 9h, no Museu Nacional, em Brasília.


Revista Vitalidade

Durante a reunião, foi lançada a 3ª Edição da Revista Vitalidade, que reúne matérias e reportagens sobre saúde, qualidade de vida e informações para a população, com destaque o público da terceira idade, além de conteúdos com atividades para aposentadas e aposentados filiados à CNTE. Todos os participantes receberam a revista, que em breve será distribuída aos filiados à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação pelo país.

Encerramento

Ao concluir a reunião, o presidente da CNTE, Heleno Araújo, reafirmou a necessidade de ampliar os investimentos no setor:

“Para onde eu vou, levo o gráfico do orçamento federal e as deliberações da Conae. O Brasil tem recursos, mas eles seguem concentrados nas mãos dos mais ricos, e não de quem mais precisa”, afirmou.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem