Em comemoração aos 112 anos de fundação do município de Tarauacá, o gabinete da Vereadora Janaina Furtado em Parceria com a Prefeitura na Pessoa do Prefeito Rodrigo Damasceno, através da Secretaria Municipal de Cultura, na pessoa da Secretária Ionara Machado, vai realizar um ato solene em homenagem aos compositores, arranjadores e intérpretes do hino de Tarauacá. O evento, de caráter cultural, acontecerá às 19 horas, no Teatro José Potyguara.
Serão homenageados:
OS AUTORES: Letra e melodia – Professores Rogério Craveiro e Jânio Melo.
ARRANJADOR: Músicos Rogério Craveiro e Vanilson Mezer
Cantores: Elivaldo Bandeira, Rogério Craveiro e Sinara Silva
Professor Jânio Melo – foto: Arquivo pessoal
O Professor Jânio Melo conta um pouco como como tudo começou:
“No início do ano de 2005, quando era prefeito o Senhor Vando Torquato, a assessoria da prefeitura na pessoa da Senhora Salete Henrique, me fez o pedido para compor o hino de Tarauacá. Convidei meu parceiro Musical Rogério Craveiro para esse desafio, pois, já tínhamos algumas composições de nossa autoria, que prontamente aceitou. A principal inspiração foi a história bonita do povo dessa terra, suas belezas naturais, a sua religiosidade, a sua hospitalidade. Procurei me concentrar na melodia que o Rogério tinha feito e o enredo começou a vir pela inspiração. Durante a semana santa daquele ano, o hino ficou pronto. Não tivemos dificuldades. A letra e a música vieram naturalmente. A gravação foi realizada no estúdio que montamos na minha casa. O Vanilson Mezer fez os arranjos no teclado e o Rogério Junto com a Sinara Silva e Elivaldo Bandeira, cantaram. Na semana do aniversário do município naquele ano foi apresentado ao público no palco do teatro José Potiguara. Depois e 9 anos a vereadora Janaina Furtado fez o projeto de lei, a câmara aprovou por unanimidade o hino oficial, que foi sancionado pelo prefeito Rodrigo Damasceno. Os direitos autorais do hino foram doados ao município sem nenhum custo aos seus autores”.
Vereadora Janaina Furtado em 2014 – foto: arquivo pessoal
Nove anos depois, em 2014, o prefeito da época Dr. Rodrigo Damasceno, promulgou uma Lei de autoria da Vereadora Professora Janaina Furtado, que tornava a música dos Professores Rogério Craveiro e Jânio Melo, o hino oficial do município de Tarauacá.
Prefeito Rodrigo Damasceno e Vereadora Janaina Furtado – foto: assesoria: Janaina
No próximo dia 23 de abril, véspera do aniversário de Tarauacá, a Professora Janaina Furtado de volta ao parlamento e o médico Rodrigo Damasceno eleito novamente prefeito de Tarauacá, 11 anos depois da oficialização do hino, vão prestar justa homenagem aos autores, arranjadores e cantores da primeira gravação do hino.
Janaina Furtado – foto:assessoria
Como proponente da homenagem, Janaina disse que está feliz e que se sentia em dívida com os artistas que criaram o hino. “Eu planejei fazer isso ainda no meu segundo mandato. Mas, não deu certo. Aí não concorri ao terceito mandato naquela época e fui para o núcleo de educação e fique com essa frustração. Agora quando voltei para a câmara foi uma das minhas prioridades. Procurei o Dr. Rodrigo e a Ionara e eles protamente aceitaram colaborar“, relatou a vereadora.
Rogèrio um dos autores do hino e sua filha Elis – foto: acervo pessoal
A grande novidade do evento, além das homenagens, é o lançamento de uma nova versão do hino de Tarauacá, interpretado pela cantora Elis Craveiro, filha de um de seus criadores, o professor Rogério Craveiro.
Tarauacá completa 112 anos em 14 de abril de 2025 – foto: Jardy Lopes
Abaixo a lei da vereadora Janaina Furtado e a letra do hino
LEI N° 830/2014 DE 23 DE SETEMBRO DE 2014.
ESTADO DO ACRE
MUNICÍPIO DE TARAUACÁ
LEI N° 830/2014 DE 23 DE SETEMBRO DE 2014. ‘INSTITUI O HINO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE TARAUACÁ E DA OUTRAS PROVIDÊNCIAS ’’
O PREFEITO MUNICIPAL DE TARAUACÁ, Estado do Acre, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Art. 60, inciso V da Lei Orgânica do Município; faz saber ao povo de Tarauacá, que o Poder Legislativo Municipal aprova e ELE sanciona a seguinte lei:
Art. 1º- Fica oficialmente instituído o Hino Oficial de Tarauacá como Símbolo do Município, com letra e música dos professores Francisco Jânio Melo da Silva e Rogerio Lopes Craveiro, conforme anexo desta Lei.
Art. 2º – O Hino Oficial do Município de Tarauacá instituído pelo artigo anterior fará parte integrante da cultura da cidade e será executado em todas as ocasiões cívicas comemoradas no território municipal.
Art. 3º- Fica sendo obrigatório que as instituições de ensino do município públicas ou particulares, de ensino infantil, fundamental e médio, no município de Tarauacá incluam a aprendizagem do hino para os alunos, para com isso, ensinar-lhes a cidadania.
Art. 4º- O Hino Oficial do Município de Tarauacá será executado obrigatoriamente:
I- Nas cerimônias oficiais do município;
II- Nas cerimônias em unidades escolares;
Art. 5º- O Hino Oficial do Município de Tarauacá será executado facultativamente:
I- Nas cerimônias esportivas e culturais;
II- Nas cerimônias e ocasiões festivas promovidas por entidades particulares;
III- Em cerimônias civis, militares ou religiosas a que se associe sentido patriótico ao município de Tarauacá ou exprima regozijo público.
Parágrafo 1º- A execução será instrumental ou vocal de acordo com o cerimonial previsto em cada caso.
Parágrafo 2º- Durante a execução do Hino Oficial do Município de Tarauacá, todos devem tomar atitude de respeito, de pé e em silêncio.
Art. 6º- Deverá na sede do Poder Executivo e Legislativo, bem como em todas as Secretarias ter um exemplar padrão de uma gravação digitalizada em Compact Disc (CD) ou em mídia digital, acompanhada da respectiva Letra e Partitura Musical do Hino Oficial do Município de Tarauacá, afim de servir de modelo obrigatório para a respectiva feitura, cópia ou reprodução, constituindo-se instrumento de confronto para a aprovação de exemplares destinados ao público.
Art. 7º- Os exemplares reproduzidos do Hino Oficial do Município de Tarauacá não podem ser postos à venda, nem distribuídos gratuitamente sem que tragam impresso na capa do CD e no corpo do material impresso reproduzido, o nome de seus autores, bem como a Lei Municipal que a instituiu.
Art. 8º- Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação revogada as disposições em contrário.
Tarauacá-Acre, 23 de setembro de 2014, 126º da República, 112º do Tratado de Petrópolis, 53º do Estado do Acre e 101º do Município de Tarauacá.
RODRIGO DAMASCENO CATÃO
Prefeito de Tarauacá
LETRA DO HINO:
Letra: Francisco Jânio Melo da Silva e Rogério Lopes Craveiro
Música: Rogério Lopes Craveiro
“O anseio de uma nova terra
Fez nascer teu povo varonil
Ao surgir no encontro dessas águas
Eis mais um recanto do Brasil
As águas do rio das tronqueiras
Irrigam o solo fértil deste lar
A fauna, a flora e esta gente
Belezas do vale Juruá
Tarauacá teus ideais
Com passos firmes iremos conquistar
Oh! Cidade florida de sonhos
Do passado de lutas e glórias
Teu futuro reluz a esperança
De almejar confiantes a vitória
O sangue Caboclo e nordestino
De um povo hospitaleiro e gentil
O brilho da estrela altaneira
Em tua Bandeira refletiu
Tarauacá teus ideais
Com passos firmes iremos conquistar
A semente de tuas origens
Fez brotar a fé no coração
Dádiva singela tão presente
Que enaltece o ser de emoção
O canto que ecoa na floresta
Dos filhos da Amazônia a clamar
Que a faz fortaleza dessa selva
Reine nas entranhas do lugar
Tarauacá teus ideais
Com passos firmes iremos conquistar”