Hugo Motta diz que o foco deve ser também "os recursos a serem melhor investidos, a infraestrutura das escolas, a melhoria da merenda escolar e a aplicação das novas tecnologias no ensino"
Segundo a Agência Câmara de Notícias (13), "o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta quinta-feira (13) que não vai permitir que as discussões do novo Plano Nacional de Educação (PNE) sejam politizadas com radicalismo e extremismo. Segundo ele, o foco deve ser os recursos a serem melhor investidos, o reconhecimento dos professores, a infraestrutura das escolas, a melhoria da merenda escolar e a aplicação das novas tecnologias no ensino." (Grifos nossos).
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Valorização salarial
Espera-se que essa fala do deputado não fique só no discurso, como é comum quando se trata de investimentos, sobretudo na escola pública. Os planos nacionais de Educação, na prática, não atingem plenamente quase nenhuma das metas estabelecidas, sobretudo quanto à criação de mecanismos eficazes que viabilizem uma melhor política de salários para os professores e demais trabalhadores do setor. Tem sido a tradição até aqui.
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Professores
Especificamente em relação aos docentes, é fato que, como regra geral, continuam a ganhar salários muito baixos, o que os obriga a ter jornada dupla e até tripla de trabalho para tentar melhorar a renda. Um absurdo.
De de acordo com o estudo Education at a Glance 2024, publicado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico):
Os salários (remuneração com qualificações mínimas) dos professores do ensino fundamental II [6º ao 9º ano] no Brasil são, em média, de US$ 23.018 por ano (equivalente a cerca de R$ 128 mil). O valor é praticamente metade (47% abaixo) dos US$ 43.058 (em torno de R$ 237 mil) anuais pagos pelos países da OCDE." (Portal Terra, 0/07/2024).
Brasil
Mesmo na comparação com o Brasil, professores também ganham pouco. Basta abrir o Portal da Transparência de qualquer estado ou município que se vê as distorções.