
Henrick Ferreira, um jovem de Tarauacá, no Acre, celebrou uma conquista e superação. O jovem que sempre estudou em escolas pública, foi aprovado para o curso de Medicina em duas renomadas instituições: a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Acre (UFAC).
Henrick cursou o ensino médio integrado ao curso técnico em Finanças no Instituto Federal do Acre (IFAC) em Tarauacá. De uma família humilde, ele sempre enfrentou desafios, mas nunca deixou de acreditar no poder transformador da educação. Em um emocionante post no Instagram, ele compartilhou sua trajetória e dedicou a conquista àqueles que o apoiaram ao longo do caminho.
“Foram tantas noites sonhando com o que iria escrever aqui que agora me faltam palavras para iniciar. Poderia começar falando de esforço, mérito e derivados, mas um sonho não se faz só disso, sem o apoio daqueles que amo isso jamais seria possível. Minha confiança ao longo do ano foi consumida e eu vi todas as concepções que cultivei durante minha vida se desfazerem e em inúmeros momentos acreditei que esse dia nunca chegaria. Juntando todas as situações que vivi e as barreiras que encontrei até chegar aqui, eu ainda desconfio que a qualquer momento vou acordar e voltar pra uma realidade cercada de medos e obstáculos que insistem em desarticular nossos sonhos”, disse.
“Dedico essa conquista em primeiro lugar à minha mãe, que sob muito sol me fez chegar até aqui na sombra, que foi meu colo nos momentos de tristeza, de percas e vibrou comigo a cada passo que eu dava. Ao Sayde que disponibilizou ferramentas para que eu conseguisse conquistar essa vaga mesmo diante da nossa realidade e ao meu irmão, que também foi minha motivação para persistir. Aos meus avós, que enxergavam em mim a chance de driblar um sistema que historicamente nos empurra para as margens. Aos amigos, colegas e mentores, que suportaram tantas incertezas junto comigo e me tranquilizaram. E principalmente a pessoas que ajudaram imensamente a realizar esse sonho, eu não poderia descrever em nenhuma palavra ou gesto a gratidão que sinto por tudo que fizeram para que eu pudesse materializar essa conquista. Dedicatórias: Bruno, Junior, Washington, Sabrina, Thais, Eliza.”, falou
Aos professores que de longe e de perto me auxiliaram didática e emocionalmente. A educação transforma, liberta e muda o mundo.
Sou a primeira pessoa da minha família a ingressar no ensino superior, tudo que sou são frutos de um âmbito familiar que acreditou e impulsionou meus sonhos, esse privilégio, mazela social nenhuma poderia me tirar. ‘O importante não é ser o primeiro, o importante é abrir caminhos’ – Conceição Evaristo.
Painho, a gente conseguiu! :)”
Extradoacre.