A tarauacaense Maria Garcia está participando do The Taste Brasil. Um programa de televisãoculinário do canal GNT, versão do programa americano The Taste. O reality estreou em 19 de março de 2015.
Foto: Adalberto de Melo/ Divulgação
Além do chef Felipe Bronze, o programa conta com os jurados Claude Troisgros, Manu Ferraz e Manu Buffara.
Foto: Aline Salla
A chef Maria Garcia, que atua no restaurante Jardín del Mar, em Cacupé, e é professora de Gastronomia do Senac Santa Catarina, foi uma das selecionadas para a sétima temporada do reality show de gastronomia do GNT, The Taste Brasil, que também é exibido na Rede Globo. A chef Maria Garcia tem se destacado nesta edição do reality show e faz parte da equipe do renomado chef Felipe Bronze.
Foto: Aline Salla
Além do reconhecimento nacional, a chef Maria Garcia foi recentemente premiada na 3ª edição da FEAL SC, durante a entrega do Prêmio Golden Chef, destinado a profissionais e personalidades que contribuem para o crescimento da atividade gastronômica de Santa Catarina. Entre os 12 premiados de 2024, a professora de Gastronomia do Senac destacou-se como a única chef mulher a receber o prêmio, e tem se tornado uma grande inspiração para seus alunos.
Foto: Aline Salla
A equipe que trabalha com a chef Maria no Jardín del Mar também tem se mostrado muito entusiasmada em assisti-la no reality show e com a recente premiação recebida por ela.
foto: Aline Salla
Maria Garcia começou reproduzindo receitas de programas gastronômicos enquanto trabalhava como babá e se apaixonou pela cozinha. Depois da faculdade, sua dedicação vai além do restaurante em que é chef, pois também é professora e tem um trabalho de pesquisa alimentar com algas.
No The Taste Brasil, o prato precisa ser montado em uma colher e cada time é formado por quatro competidores. A cada episódio do reality gastronômico exibido no Globoplay, GNT e Globo, temos duas provas de dar água na boca.
Na estreia da temporada 2024, os mentores Claude Troisgros, Felipe Bronze, Manu Buffara e Manu Ferraz provaram as colheres e selecionaram quem faria parte de seus times. Conheça quem são os participantes e quem faz parte de cada time.
O The Taste Brasil é exibido no Globoplay, no GNT, às quintas-feiras, e na Globo, às sextas-feiras. O campeão ou campeã leva o troféu do programa e 100 mil reais como prêmios.
Maria Garcia
Mãe de 2 princesas
Bacharel em Gastronomia
Especialista em Gestão de Qualidade na Gastronomia
Prof. de Gastronomia @estaciofloripagastronomia e @senacflorianopolis
Experiência como chef de cozinha à 12anos
Ex chef executiva do Jun Kappo sushi
Cozinheira desde 2007
Vencedora do 1° lugar @festivalenchefs.sc
Com o prato Acalento.
Esse prato me leva direto para minha casa, onde eu e minha família
sentávamos todos juntos para a refeição.
Eu fui criada com comida caldosa,
pois venho de uma família numerosa e a comida tinha que “dá” para todos,
então sempre tinha caldo e geralmente com mandioca ou com seus
subprodutos, “traz sustância” como diz o meu pai.
Quando comecei a trabalhar com cozinha asiática, foi paixão à primeira
vista. Logo soube que podia fazer comida “caldosa”, com muito sabor utilizando temperos e produtos/insumos, fresco e ou desidratados. Me senti acolhida por toda sua cultura e respeito por tudo que representa à mesa, transformando os ingredientes “menos nobres” em alta gastronomia.
Fazendo dá alimentação uma filosofia de vida.
Desde muito nova, fui ensinada a conservar os insumos de diversas
maneiras, já que não tínhamos energia elétrica ou geladeira em casa.
Utilizávamos a carne suína para consumo, pelo baixo custo de criação. A banha era utilizada para conservar as carnes cozidas e também como fonte de gordura nas preparações.
Desta forma toda comida que tenha caldo ou bastante molho me leva diretamente à minha família. Comida com memória afetiva, onde me sinto abraçada, acalentada.
Procurei usar os ingredientes mais baratos e acessível no mercado. Produtos sazonal e regional. Garantindo frescor e alto valor nutricional ao prato.
Tive como Guia as ODS e os pequenos agricultores e produtores do nosso Estado.
Este prato trouxe em sua composição pequenas amostras da rica cultura gastronômicas do nosso Estado. Um pouco do Oeste, da Serra, Litoral e claro da bela Florianópolis!!!
Traz memória afetiva, unindo técnicas asiática que prezam tanto por seus produtos/insumos com os produtos regional e sazonal de Santa Catarina.