Alunos do Ifac Tarauacá são medalha de prata em competição nacional de foguetes


Estudantes do Ifac Campus Tarauacá ganharam medalha de prata na 52ª Jornada de Foguetes, em Barra do Piraí – RJ. A equipe foi acompanhada pelo professor de física, Fernando Banen. O evento, que é a etapa nacional da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), aconteceu de 12 a 15 de agosto.

A equipe foi composta pelos estudantes do curso de Ciências Biológicas, João Victor Santiago Rêgo, Juan Kevin Quirino Cardoso e Saymon Quirino Cardoso. Eles conseguiram a medalha de prata pelo lançamento do foguete (mais de 100 metros) que alcançou 158,9 metros de distância.


O foguete feito pelos alunos com garrafa PET foi lançado a partir de uma propulsão gerada por um gás que é resultado da reação química entre vinagre e bicarbonato de sódio.

Na programação do evento, além do lançamento de foguetes, os alunos participaram de oficinas de construção de foguetes e também fizeram uma apresentação oral sobre o foguete e o lançamento realizado no mês de maio, na etapa local da 18ª MOBFOG, no Campus Tarauacá.

O Campus Rio Branco também esteve representado nesta Jornada de Foguetes com uma equipe de três alunos acompanhada pelo professor Wilson Sales. O foguete lançado pela equipe alcançou mais de 200 metros, com isso os alunos foram premiados com a medalha de ouro.


MOBFOG em Tarauacá – O projeto de lançamento de foguetes do Ifac Tarauacá é coordenado pela professora Delma Pereira e conta com a colaboração de vários outros servidores como o professor Fernando, que orientou a equipe representante do campus na etapa nacional da competição.

Para o professor, a participação nestes eventos proporciona que os alunos tenham “um aprofundamento a mais no conhecimento de ciências da natureza e da terra, no qual engloba as disciplinas de química, matemática, física e biologia”.


A participação dos alunos do Ifac Campus Tarauacá na OBA e na MOBFOG já virou tradição, a partir de projetos dos professores nos últimos anos. Em 2023, 15 alunos foram premiados pelo desempenho nas provas teóricas da OBA e no lançamento dos foguetes, na fase local da competição. Em 2022 e 2019, o campus teve equipes classificadas para a etapa nacional, a Jornada de Foguetes.

A OBA e a Mobfog são olimpíadas científicas nacionais, organizadas pela Agência Espacial Brasileira e a Sociedade Astronômica Brasileira há mais de 20 anos, realizadas em todo Brasil, envolvendo alunos de escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio.

Matérias relacionadas:



Por Ifac.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem