FORMAÇÃO Secretários de Educação, parlamentares, Tribunais de Contas e sociedade civil se unem em carta coletiva ao MEC sobre formação inicial de professores no Brasil


Na última terça-feira (7/11), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o Conselho Municipal de Secretários de Educação das Capitais (Consec), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Todos Pela Educação protocolaram no Ministério da Educação (MEC) uma carta conjunta em defesa de mudanças estruturais na formação inicial de professores no Brasil.

O documento expressa a urgência em relação à necessidade de avanços nas políticas de melhoria da qualidade da formação inicial de professores. A pauta é determinante para a melhoria da qualidade da Educação Básica brasileira e afeta diretamente as redes públicas e particulares de ensino, responsáveis pela contratação e gestão de mais de 2,4 milhões de docentes em todo o país.

Considerando as atribuições do Governo Federal, os signatários da carta entendem que o MEC tem o dever de promover mudanças estruturais para a melhoria da formação inicial docente. O texto ainda aponta que, ao permitir a oferta de cursos inadequados, o país, na prática, promove a desvalorização da profissão docente.

Entre as principais preocupações elucidadas na carta, destacam-se:

1. O aumento significativo do número de concluintes em cursos a distância (EaD): em 2022, de cada 10 alunos que concluíram os cursos de formação inicial docente no Brasil, cerca de 6 (65%) estavam na modalidade EaD. Em 2010, eram cerca de 3 (35%)*. Esse fenômeno de expansão dos cursos a distância é muito mais intenso na formação de professores do que nas demais graduações, nas quais 31% dos concluintes cursaram na modalidade EaD (na formação inicial docente foram 65%). Ainda que os desafios da formação inicial não se restrinjam apenas à questão do EaD e que o uso das tecnologias deva ser incentivado, uma sólida formação inicial exige intensa articulação de teoria e prática, vivência em escolas de Educação Básica desde o início do curso e o desenvolvimento de habilidades relacionais que só pode ser assegurado de forma presencial. A formação a distância não pode ser a principal estratégia do país para a formação de futuros professores.

2.A baixa qualidade geral dos cursos de formação inicial de professores, independente da modalidade, fato recentemente evidenciado pelos resultados do Enade 2021, que demonstrou que a média nacional na nota geral dos 17 cursos avaliados ficou abaixo de 50, numa escala de 0 a 100**.

3.As altas taxas de evasão de alunos de pedagogia e licenciatura, em particular nas áreas de exatas (física, matemática, química), onde os índices de desistência chegam a 70%***, percentual muito superior à média geral do Ensino Superior.

O documento relembra, ainda, duas iniciativas positivas do MEC no sentido de avançar nas propostas: a instauração de um Grupo de Trabalho (GT) de Formação Inicial de Professores e a divulgação do Sumário Executivo das Propostas deste GT, no qual constam importantes caminhos para melhorar a qualidade dos cursos de licenciaturas e pedagogia. Por isso, os signatários esperam que a iniciativa resulte na efetivação de medidas estruturais e céleres.




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