TARAUACÁ: APÓS REUNIÃO COM PREFEITA E EQUIPE, SINTEAC REÚNE CATEGORIA EM ASSEMBLÉIA.


Aconteceu nesta quinta feira, 10 de agosto, assembléia geral da educação da rede municipal, na pauta foi discutido sobre os mais recentes encaminhamentos das reivindicações da categoria sobre a data base do ano de 2023. A categoria já havia decidido que iriam priorizar cinco pontos para discussão são eles:

· Pulo de letra e ou progressão funcional de quatro para tres anos com acréscimo de 6.1% de reajuste.

· Adicional de sexta parte a todos os profissionais da educação da rede municipal com 25 anos de contrato. (hoje só quem recebe é professor).

· Tabela salarial dos professores com nova formulação iniciando-se com o pagamento do piso nacional do magistério para nível médio com carga horária proporcional à 25h / nível superior 30h com acréscimo de 10% em relação ao nível médio / especialização 30h acréscimo de 10% em relação ao nível superior / mestrado 30h acréscimo de 20% em relação ao nível superior / doutorado 30h acréscimo de 30% em relação ao nível superior.

· Implantação no início de carreira o salário mínimo vigente no país aos servidores de apoio administrativo (hoje ganham complementação).

· Tabela salarial dos servidores de apoio administrativos com nova formulação iniciando-se com o pagamento do salário mínimo vigente no país para nível fundamental e médio / nível superior e ou técnico com acréscimo de 20% em relação ao nível médio / especialização acréscimo de 10% em relação ao nível superior / mestrado acréscimo de 20% em relação ao nível superior / doutorado acréscimo de 30% em relação ao nível superior.

Durante a manha houve uma conversa com a prefeita Maria Lucinéia e equipe financeira e jurídica da prefeitura.

É fato destacar que as reivindicações e conversas já vêm acontecendo desde o inicio do ano, e foram poucos os avanços, destaca-se também que as varias conversas não tiveram a participação direta da prefeita, e desta vez com a presença da gestora foi possível haver um entendimento prévio, onde houve o compromisso de que será recomposto a comissão de negociação e avaliação das propostas, que a prefeita irá participar diretamente das negociações, que será realizado uma consulta presencial ao TCE- Tribunal de Contas do Estado, com intuito de verificar sobre a LRF – Lei de Responsabilidade Fiscal, que caso haja impedimento do andamento das pautas apresentadas em virtude da LRF, será verificado uma forma de este vim como melhoria no auxílio alimentação que não incide sobre a LRF, que a equipe financeira e contábil já na semana que vem ira realizar simulação financeira para ver a viabilidade das propostas.

Durante a assembléia havia encaminhamentos para se realizar uma manifestação publica “ato publico e passeata” pelas ruas da cidade, no entanto após os novos encaminhamentos a categoria deliberou por não realizar e reabrir as negociações, acreditando que com a presença e o compromisso direto da prefeita a partir de agora se possa obter êxito, toda via ficou encaminhado que será estipulado como referencia o dia 25 de agosto, para que haja um retorno e respostas sobre a negociação, data em que será realizada nova assembléia da categoria.

O presidente da entidade professor João Maciel, se mostrou otimista e acredita em avanços, o quer não podemos e ficar acomodados, unidos somos fortes, não queremos nada que não seja direito nosso.





Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem