A Diretoria do Sinteac reuniu na tarde desta quarta-feira, 12, para, análise das conversas que estão em andamento com a SEME, referente as proposta apresentadas pelo sindicato, e posteriormente deliberar sobre as próximas ações a serem seguidas.
É fato destacar a participação do sindicato como mediador e propositor das pautas e das bandeiras de luta da categoria como seu representante legal, bandeiras essas decididas em conjunto em assembléia e posteriormente encaminhadas por seus representantes, no entanto cabe ressaltar que quem tem a chave do cofre, quem decide de fato é a gestão, através da SEME e da prefeitura municipal.
Os representantes reafirmaram a decisão da última assembléia da categoria, onde foi deliberado que seriam priorizados alguns pontos para discussão, sobre a reformulação do novo PCCR, (atendendo orientação jurídica). Pois a discussão ampla do PCCR não seria cabível no momento.
“Não abrimos mão da discussão do PCCR que é um sonho da categoria, mais estrategicamente optamos por priorizar alguns pontos, que também fazem parte da proposta de data-base e de reformulação do PCCR, outrora apresentada anteriormente” disse o presidente João Maciel.
Veja os pontos que foram dados prioridade:
· Implantação do pulo de letra e ou progressão funcional de quatro para tres anos com acréscimo de 6.1% de reajuste.
· Implantação do adicional de sexta parte a todos os profissionais da educação da rede municipal com 25 anos de contrato.
· Que seja implantado a nova proposta de tabela salarial dos professores com nova formulação iniciando-se com o pagamento do piso nacional do magistério para nível médio com carga horária proporcional à 25h / nível superior 30h com acréscimo de 10% em relação ao nível médio / especialização 30h acréscimo de 10% em relação ao nível superior / mestrado 30h acréscimo de 20% em relação ao nível superior / doutorado 30h acréscimo de 30% em relação ao nível superior.
· Implantação no início de carreira do salário mínimo vigente no país aos servidores de apoio administrativo com garantias de direitos e vantagens já adquiridos.
· Implantação de nova tabela salarial dos servidores de apoio administrativos com nova formulação iniciando-se com o pagamento do salário mínimo vigente no país para nível fundamental e médio / nível superior e ou técnico com acréscimo de 20% em relação ao nível médio / especialização acréscimo de 10% em relação ao nível superior / mestrado acréscimo de 20% em relação ao nível superior / doutorado acréscimo de 30% em relação ao nível superior.
O Sindicato requisitou através de oficio diversas informações financeiras a SEME, e que seja feito uma simulação em folha de pagamento para ver a viabilidade financeira destes. Comunica ainda que estamos conversando com membros da gestão municipal, tentando chegar a um entendimento, que agendará uma conversa com a prefeita, secretária de educação e financeiro da prefeitura, e após será convocado uma assembléia geral da categoria para novos encaminhamentos.