Dia Nacional de Lutas pelo piso do magistério será só em 22 de março


Data foi estabelecida no Conselho Nacional de Entidades da CNTE. Professores avaliam que está muito distante, vez que o reajuste da categoria é em primeiro de janeiro.

Educação | O CNE — Conselho Nacional de Entidades da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) — deliberou em encontro realizado sexta-feira (10) que 22 de março será o Dia Nacional de Lutas pela aplicação do reajuste no piso e carreiras dos/as trabalhadores/as em educação.
Distante

Muitos professores avaliam que data estabelecida pelo CNE está muito distante, vez que o reajuste da categoria é em primeiro de janeiro. "É preciso antecipar esse dia nacional de lutas no máximo para o início do próximo mês. Do contrário, os próprios sindicatos, CNE e CNTE estarão dando mais prazos para prefeitos e governadores empurrar cada vez mais com a barriga um aumento que teria de ser em janeiro, como manda a lei do piso nacional do magistério. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer", diz o professor piauiense Maércio Maia, do Conselho Editorial do Dever de Classe.

De acordo com a Lei Federal 11.738/2008 — criada no governo Lula — o piso nacional do magistério deve ser reajustado todo primeiro de janeiro de cada ano, pelo mesmo índice de crescimento do custo aluno. E a correção deve ser linear, para evitar o achatamento das carreiras. Imagem: Canva.

"Não entendo essa luta nacional só quase no fim de março. Por que não prepararam isso há mais tempo, se sabem que o reajuste é em primeiro de janeiro?" (Célia Casto, Fortaleza-CE).

"De fato, 22 de março está muito distante. O CNE e a CNTE precisam reavaliar essa data." (Lúcio Nogueira, São Luís-MA).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem