A prefeita de Tarauacá anunciou na tarde desta terça-feira (20), o pagamento de um abono/rateio dos recursos do Fundeb aos trabalhadores em educação.
Em reunião ocorrida no dia anterior entre sindicalistas e representantes da prefeitura, foi apresentado uma proposta pela secretária de educação do município no valor de 1 mil a 2 mil reais de abono, que equivale as sobras do Fundeb no ano de 2022.
Ocorre que o sindicato da categoria foi contra o valor proposto, e sugeriu que este fosse aumentado, encerrou-se a reunião com o encaminhamento de que a secretária juntamente com a gestão iriam ver a possiblidade de rever os valores, no entanto esta já anunciou o valor na pagina oficial da prefeitura. que será de R$: 1.500 reais. soma-se a este o desconto impostos, no valor 27,50.
O sinteac de Tarauacá não tem como prioridade o pagamento de abono ao servidor, entendemos que este valor deve vim em forma de valorização salarial durante os meses do ano nos vencimentos dos servidores, nossa prioridade é a aprovação do nosso PCCR, judicialmente quanto ao abono não podemos fazer muita coisa, acaba sendo uma decisão de gestão, no entanto estamos atentos quanto ao cumprimento da Lei do Fundeb, que diz que 70% dos recurso são para pagamento de pessoal, e que o cumprimento deste deve ser no ano vigente.
O anúncio foi feito nesta terça feira (20) pela prefeita Maria Lucineia acompanhada de sua irmã Maria Lucicleia que é a Secretária Municipal de Educação.
O pagamento será creditado nas contas dos servidores na próxima sexta feira, 23/12, juntamente com o salário do mês de dezembro.