TARAUACÁ: COM ANSIEDADE E INÍCIO DE DEPRESSÃO, PROFESSORA DA REDE ESTADUAL DESABAFA: " ...SÓ SINTO VONTADE DE SUMIR.. FICAR SOZINHA..."

A Professora Mara Matos, 28 anos, contam aos leitores do blog com está sendo sua vida após ser diagnosticada com ansiedade forte e início de depressão.


Mara é professora Educação Física da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Napoleão, que atende jovens da comunidade do Gregório e Região.


"São tantas coisas acontecendo no meu corpo e na minha mente que já perdi as contas de quantas vezes eu parei e senti que tinha sido atropelada por um caminhão. Dores de cabeça, palpitações no coração, tremor, calor, dor de estômago, dificuldades para respirar" conta Mara.

LEIA ABAIXO NA ÍNTEGRA O SEU DESABAFO.

"Muita palpitação, medo e preocupação no dia a dia.

Há algumas semanas percebi que havia algo de errado comigo. Não sou mais aquela Mara de antes. Sincera, extrovertida, 'Arengueira' e Alegre. No 'nada' me deu aquela vontade de ir ao Médico. Muitas dores de cabeça, falta de sono, falta de apetite, tremedeiras, tonturas, sensação de desmaios, estresse alto e medo.

Daí você descobre que é a tal da ANSIEDADE, INÍCIO DE DEPRESSÃO.

FOI UM 'TIRO' NO MEU PEITO.

Do nada Você acorda um dia e, sem motivo aparente, suas roupas estão 'folgadas' por você ter perdido peso repentinamente. Você se sente 'amaldiçoada' pela insônia, sofrendo com todos os pensamentos ruins que te invadem. Se sente tão cansada que ficar na cama o dia inteiro parece ser a única coisa que você é capaz de fazer naquele momento.

O problema era que qualquer coisa me tirava do sério, mas, não achava que isso era sintoma de alguma coisa. Acreditava que era da minha personalidade forte. Cada tarefa simples, por menor que fosse, você sente que não dará conta. É exaustivo.

Só sinto vontade de sumir, ficar sozinha...

As pessoas não conseguem entender o que acontece em meu interior. Me fazem mentir toda vez que alguém pergunta se está tudo bem. Mesmo quando minha mente está me matando, digo que está tudo ótimo, porque não quero ter que explicar. Eu não tenho controle sobre isso.

As vezes penso que meu cérebro veio com algum defeito que os médicos que me atenderam ao longo da minha vida não identificaram.

'Pare de se preocupar com isso'.

É o que costumo ouvir quando falo o que se passa nos meus pensamentos.

É por isso que eu deixei de tentar falar sobre eles alguns dias.

Eu desisti de falar sobre como me sinto para muitas pessoas porque elas não me entendem e isso me assusta.

Me assusta pensar que tem tanta coisa acontecendo dentro de mim e que alguém a poucos centímetros ou metros de distância não esteja percebendo.

Acredite. Se eu simplesmente conseguisse parar, eu pararia. Não tenham nenhuma dúvida disso.

São tantas coisas acontecendo no meu corpo e na minha mente que já perdi as contas de quantas vezes eu parei e senti que tinha sido atropelada por um caminhão. Dores de cabeça, palpitações no coração, tremor, calor, dor de estômago, dificuldades para respirar...

Aqui dentro de mim parece ter uma verdadeira sirene de alerta, vermelha enorme, que ascende e logo dispara o alarme de incêndio. Que se trata de uma emergência. Sinto tensão. Fica tudo tenso e parece que qualquer movimento em falso que eu der, algo desastroso vai acontecer.

A Ansiedade nada mais é do que temer o futuro.

Minha ansiedade dói na mente, no corpo e não me deixa respirar.

Esperar muito por algo, ficar de olho no celular pra ver se a pessoa que você gosta responde, contar os minutos pro horário de aula/trabalho acabar. Nada disso é ser ansioso. Algumas pessoas podem achar que é, mas não.

Ter ansiedade me priva constantemente, me faz cancelar coisas que marquei em cima da hora. Coisas que queria fazer. Coisas que quero conseguir fazer, mas, as vezes só consigo ficar sozinha.

A ansiedade me faz pedir desculpas demais, me faz sentir um vazio. E é comum agonizar dias e dias pensando se falei algo que não devia, me faz não conseguir pedir ajuda por achar que minha dor não é válida.

A ansiedade me deixa acordada a noite toda e ter pesadelos e quando, enfim durmo, acordo com o coração descompassado, sem conseguir respirar. Isso Não é legal.

Ansiedade me faz pensar demais. Racionalizar demais.

Estou sempre medindo palavras, pensando demais antes de agir. Não quero ouvir que estou sendo ridícula ou exagerada. Só quero que entendam que minhas qualidades estão acima da ansiedade. Que ela não determina quem eu sou.

Se você também luta contra a ansiedade, saiba que não está sozinho.

Alguns dias são realmente difíceis, mas, uma hora o sossego há de chegar para cada um.

Ansiedade não é legal.

Ansiedade não é motivo de orgulho.

Enfim, está assim a minha vida".

(Mara Matos)

Postado por Raimundo Accioly

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem