Educação infantil é fase importante no desenvolvimento da criança



Colégio Objetivo DF investe em atividades para estimular aspectos físico, motor, cognitivo, social e emocional das criançasColégio Objetivo DF/Reprodução

É durante a Educação Infantil que a criança tem as primeiras experiências escolares. Por meio delas, o aluno consegue alcançar o desenvolvimento integral, que inclui aspectos físico, motor, cognitivo, social e emocional. Maria Rogelma Pimentel, mãe da pequena Alice, do Infantil II do Colégio Objetivo DF, pôde atestar de perto o quanto a escola é importante nessa fase, principalmente em relação a valores.

Segundo ela, as intervenções feitas pela direção, Serviço de Orientação Educacional (SOE) e professores da escola sempre a deixaram muito segura em relação ao tipo de sentimento que a filha leva para casa, como respeito, responsabilidade social, determinação e transparência. “Ensinar princípios para as nossas crianças sempre foi, ao meu ver, um ponto forte da escola”, enfatiza a responsável.

De acordo com a gerente pedagógica da Educação Infantil, Cláudia Mialichi, esses ensinamentos são possíveis porque o Colégio Objetivo DF considera a criança como um indivíduo livre, que convive, brinca, participa, interage, explora, se expressa e busca autoconhecimento.Colégio Objetivo DF/Reprodução
Alunos da Educação Infantil do Colégio Objetivo DF contam com educadores capacitados para contribuir com o desenvolvimento integral do aluno

Para reforçar essa formação integral, alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Colégio Objetivo DF investe em 10 projetos educacionais. Entre eles, o Projeto Amizade, que ocorre sempre no início do ano letivo. “Com ele, temos a oportunidade de conhecer melhor nossos alunos e familiares. É possível resolver uma série de conflitos que podem acontecer durante o dia a dia dos estudantes”, explica a educadora Milena Soares.

O Projeto Amizade tem como objetivo conscientizar sobre as diferenças e o respeito a elas, além de ter como principal intuito a apresentação de valores. Na dinâmica, os alunos são estimulados a fazerem cartas uns para os outros, a decorar a escola, a fazer rodas de conversa e, para fechar, a organizarem uma festinha com direito a brincadeiras, oficinas e jogos. A iniciativa ocorre da Educação Infantil ao Fundamental 1.

Junto a ele, destacam-se os projetos Fazendo História, Senhor Alfabeto e o Story Time. Saiba mais sobre eles:Fazendo História: visa à produção de textos em diversos gêneros literários, possibilitando reelaboração e reescrita de histórias criadas. Trata-se da elaboração de um livro para uma manhã de autógrafos.
Senhor Alfabeto: o mascote dos alunos adora ouvir histórias e brincar. Ele passa um fim de semana na casa de cada estudante da turma. Além do Senhor Alfabeto, cada criança leva um livro paradidático e um caderno de registro para que possa descrever como foi a experiência.
Story Time: consiste na contação de histórias e vivência no mundo da fantasia. Os estudantes e famílias interagem e participam juntos desse momento de encantamento e alegria.

Educadores capacitados

Com foco em promover o desenvolvimento integral das crianças, os educadores do Colégio Objetivo DF são devidamente capacitados e orientados a utilizar material didático atualizado e lúdico, que é apontado como um dos melhores do país.

Segundo a educadora do colégio, Milena Soares, a Educação Infantil é de extrema importância para o desenvolvimento integral dos alunos. “É nessa fase que habilidades físicas, motoras, cognitivas, emocionais e linguísticas são trabalhadas, preparando os pequenos para um longa jornada e novos aprendizados.”

Entre as formas de se desenvolver integralmente na Educação Infantil, estão as brincadeirasColégio Objetivo DF/Reprodução

Alunos da Educação Infantil do Colégio Objetivo DF aprendem a desenvolver aspectos físico, motor e cognitivo Colégio Objetivo DF/Reprodução

Alunos do Ensino Infantil do Colégio Objetivo DF têm a possibilidade de aprender, também, brincando Colégio Objetivo DF/Reprodução

Os alunos têm contato com diferentes projetos, como o AmizadeColégio Objetivo DF/Reprodução

Alunos do Ensino Infantil brincam, criam e se desenvolvem no Colégio Objetivo DFColégio Objetivo DF/Reprodução

Entre as formas de se desenvolver integralmente na Educação Infantil, estão as brincadeirasColégio Objetivo DF/Reprodução

Alunos da Educação Infantil do Colégio Objetivo DF aprendem a desenvolver aspectos físico, motor e cognitivo Colégio Objetivo DF/Reprodução
1

Além dos projetos, o currículo do Ensino Infantil está estruturado em mais de 10 áreas de atividades, como Introdução à Lógica Natural e Atividades Pré-Numéricas, Bilíngue e Iniciação à robótica.
Parceria com a Unesco

O Colégio Objetivo DF é certificado como escola parceira da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O espaço escolar é pioneiro nessa parceria internacional na área central de Brasília e em Águas Claras.


A Unesco criou o Programa de Escolas Associadas (PEA) em 1953. As parceiras têm como missão, nos projetos educacionais, promover posição compartilhada para melhorar a qualidade, segundo critérios definidos no âmbito da paz, da democracia, dos direitos humanos, do desenvolvimento sustentável e da qualidade de vida. A iniciativa está presente em mais de 180 países.
Colégio Objetivo DF

O Colégio Objetivo DF atua há quase 20 anos na área de Educação da capital federal nos ensinos Infantil (a partir de 2 anos), Fundamental e Médio. Hoje, o espaço está presente em quase 10 regiões do Distrito Federal, entre elas, Águas Claras, Asa Norte e Jardim Botânico.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem