Derrubado na Aleac, Governo vai reenviar PL que aumenta ICMS da gasolina e energia


O Governo decidiu reapresentar o projeto de lei que busca alterar de 17 para 19% a cobrança do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transportes Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), da energia e gasolina. A matéria estava para votação na sessão desta quarta-feira (14), chegou a passar pelas comissões, mas no plenário, foi rejeitada por 12 votos a 7. Eram necessários 13 votos.

Agora, o presidente da Casa tenta convocar uma sessão extraordinária ainda nesta quinta-feira (15) e terá trabalho para convencer os parlamentares.

Sobre o projeto

O projeto de lei de autoria do Executiva busca aumentar o ICMS para gasolina, diesel e energia, por exemplo. No caso da energia, além do aumento que já ocorreu nesta semana, haveria um novo reajuste de 2%. Além disso, para outros itens como fumo e derivados o aumento seria ainda maior, passaria de 30 para 33%.

De acordo com a mensagem governamental, a alteração se justificaria pela perda de arrecadação ocorrida nas receitas do Estado, em função da edição da Emenda Constitucional n° 123, de 14 de julho de 2022, que determina o diferencial competitivo dos biocombustíveis destinados ao consumo final em relação aos combustíveis fósseis, para fins de ICMS.

POR NANY DAMASCENO, DO CONTILNET.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem