Brincar é peça importante no processo de aprendizagem das crianças



No Marista Centro-Norte, a Educação Infantil leva bem a sério atividades que estimulam a imaginação e a sociabilidade dos pequenosDivulgação / Marista

É por meio de brincadeiras que a criança aprende e se desenvolve como um ser social, principalmente durante a primeira infância, onde tudo é novidade e exploratório. Diante desse contexto, a Educação Infantil entra para potencializar esse processo com estímulos direcionados, criando formas de enxergar as vivências do cotidiano. Por isso, no Marista Centro-Norte, a brincadeira, a imaginação e a expressão individual das crianças são levadas bem a sério. Dentro da proposta pedagógica, os alunos são estimulados a estabelecer vínculos afetivos e sociais, fazer descobertas e aprender a lidar com emoções.


“Brincar é o grande ofício de ser criança. E, por meio dessas brincadeiras e dessas interações, ela vai se desenvolvendo como sujeito social, vai construindo novas aprendizagens, ressignificando e se apropriando de diversos saberes populares e científicos. Ela vai aprendendo brincando.”Marcella Rayol, analista educacional da Gerência Educacional do Marista Centro-Norte
Participação ativa

De acordo com Marcella, tudo vira conteúdo lúdico e os trabalhos pedagógicos ajudam os alunos a explorar formas geométricas e cores, além de reconhecer e perceber noções de perto e longe, de pesado e leve. “As crianças aprendem a formular perguntas e a elaborar hipóteses sobre coisas do cotidiano. Para que a criança seja a protagonista no aprendizado, expressando-se de várias formas”, aponta.

Em sala de aula, os alunos são apresentados a questões do dia a dia. Uma simples casinha de João de Barro na árvore em frente à escola, por exemplo, pode ser trabalhada com o intuito de apresentar aos pequenos cores, formas, animais e a própria natureza.

Para o Marista, é pela brincadeira que a criança entende o próprio universo social e organiza a realidade. O ato de brincar desenvolve a identidade, a autonomia, a socialização, o contato com regras sociais, além de contribuir para possibilidades de escolhas, resolução de situações-problemas e o desenvolvimento da imaginação.

As possibilidades de experiências incorporam as diferentes linguagens como desenho, pintura, fotografia, cinema, escultura, processos de expressão e criação, bem como instrumentos artísticos que estimulam a atividade intelectual, a sensibilidade e a habilidade manual.
Programa bilíngue

Atrelado à base curricular da Educação Infantil, o Marista também promove um contato natural com o inglês. No programa bilíngue, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar comandos na língua inglesa por meio de experiências sensoriais e estímulos que contribuem para a construção do conhecimento.

Na instituição, o programa bilíngue inicia ainda no Maternal, com crianças a partir dos 3 anos. “O nosso programa é desenvolvido em parceria com a Cambridge University, que disponibiliza material didático. As crianças participam de uma vivência em inglês, por meio da contação de histórias e brincadeiras”, explica Marcella Rayol.


Além disso, de acordo com a analista educacional, o currículo da Educação Infantil no Marista está em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que contempla os seis direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
Marista Centro-Norte

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