Manifesto Internacional de Educação sobre Mudança Climática


A crise climática é a maior ameaça que a humanidade e nosso planeta enfrentam. Com pouco tempo para reverter o curso atual e manter o aumento da temperatura global abaixo de + 1,5 °C, a ação climática é mais urgente do que nunca.

A educação deve ser transformada para catalisar a luta contra as mudanças climáticas e apoiar uma transição justa para um mundo mais sustentável.

Os alunos têm o direito de obter o conhecimento, as habilidades e as atitudes necessárias para sustentar nosso mundo para as gerações presentes e futuras e têm o direito de receber uma educação que os prepare para o mundo do trabalho em uma economia verde. É hora de nos unirmos para construir algo mais resiliente em nossas instituições de ensino, nossas comunidades e nossa economia, enquanto reduzimos consideravelmente nossa pegada ecológica por meio de uma transição justa.

A Internacional da Educação, voz global dos educadores, por meio deste apela a todos os governos do mundo que cumpram seus compromissos com a educação para as mudanças climáticas e a educação para o desenvolvimento sustentável no Acordo de Paris (artigo 12) e na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (metas 4.7, 12,8 e 13,3). Este Manifesto descreve a visão da profissão para uma educação de qualidade sobre as mudanças climáticas e a estrutura política necessária para implementá-la.

1. Os governos garantem educação de qualidade sobre mudança climática (CCE) para todos.

A. Cada país inclui o CCE como parte de suas promessas climáticas e se compromete com um plano confiável e limitado no tempo, que é monitorado e avaliado regularmente.

B. Todos os governos desenvolvem, implementam e avaliam as políticas de CCE, em estreita colaboração com sindicatos de educação, organizações estudantis e grupos indígenas.

C. Os governos aumentam o investimento doméstico em educação, visto que sistemas de educação pública sólidos e bem financiados são um pré-requisito para a promoção de CCE de qualidade para todos. Os sistemas são ainda mais fortalecidos por meio de ajuda ao desenvolvimento no exterior, cooperação internacional e acesso aberto a recursos e conhecimento.

D. Os governos asseguram que os impactos da mudança climática não impeçam as crianças e os jovens de desfrutar de seu direito a uma educação de qualidade.

2. Cada aluno sai da educação alfabetizado sobre o clima e equipado com as habilidades e os conhecimentos necessários para enfrentar as mudanças climáticas, se adaptar às incertezas e participar da construção de um futuro mais sustentável.

A. O CCE está integrado aos currículos em todos os níveis de educação, incluindo educação infantil, educação técnica e vocacional, educação complementar e superior e educação de adultos.

B. CCE é uma parte obrigatória do currículo na educação primária e secundária em todas as escolas ou jurisdições.

C. Como parte de uma transição justa, o acesso à educação e treinamento técnico e vocacional de qualidade, incluindo estágios e ensino superior, é expandido, equipando os alunos com as habilidades necessárias para carreiras futuras em uma nova economia verde.

D. A mudança climática é abordada em todas as disciplinas e as instituições de ensino são apoiadas para adotar uma abordagem interdisciplinar e de toda a instituição para o CCE.

E. O currículo do CCE é sensível ao gênero, leva em consideração as desigualdades vivenciadas por meninas e mulheres e adota uma abordagem intersetorial.

3. A educação de qualidade sobre mudanças climáticas é baseada na ciência e aborda as dimensões éticas, culturais, políticas, sociais e econômicas das mudanças climáticas.

A. O CCE é sustentado por informações precisas baseadas em evidências científicas e pesquisas atualizadas. Os governos investem em pesquisa e ampliam a cooperação internacional em pesquisa para apoiar o desenvolvimento e o compartilhamento de conhecimento científico sobre mudanças climáticas.

B. A CCE aborda a contribuição desigual dos países para causar mudanças climáticas e o impacto desigual das mudanças climáticas hoje, reconhecendo que o sistema atual é injusto e os níveis de produção e consumo são insustentáveis. Além disso, reconhece que as populações e grupos vulneráveis ​​são os mais diretamente afetados, incluindo países de baixa renda, pequenos Estados insulares, comunidades pobres, povos indígenas, pessoas com deficiência, pessoas de cor, mulheres, meninas e crianças.

C. CCE promove uma visão multicultural e reconhece o conhecimento indígena.

D. CCE promove o pensamento crítico e o engajamento cívico. É transformador e capacita os alunos a considerarem alternativas justas e sustentáveis ​​e, então, agirem em suas comunidades locais e além.

4. Os professores são treinados e apoiados para fornecer educação de qualidade sobre mudanças climáticas.

A. Os governos garantem que as instituições de formação de professores tenham o financiamento e os recursos necessários para oferecer uma formação inicial de qualidade para professores e que os alunos-professores estejam preparados para ensinar o CCE.

B. O CCE está incluído em programas de desenvolvimento profissional contínuo para professores e atende às necessidades de desenvolvimento identificadas pelos professores.

C. A autonomia profissional e a liberdade acadêmica dos professores, do pessoal de ensino superior e superior são protegidas e garantidas.

D. Os governos fornecem aos professores recursos de ensino e aprendizagem para apoiá-los no ensino do CCE. Esses recursos são atualizados, sensíveis ao gênero, adaptados aos contextos locais, multiculturais e em línguas locais.

5. As escolas e os ambientes de aprendizagem são transformados para apoiar a educação de qualidade sobre as mudanças climáticas.

A. A infraestrutura educacional é segura e resiliente ao clima.

B. Provedores de educação em todos os níveis priorizam e investem em tornar as instituições de ensino ambientalmente corretas.

C. As instituições de ensino são instituições sustentáveis ​​e com eficiência energética, em linha com a proteção climática dos locais de trabalho realizada pelo movimento sindical.

D. Líderes escolares, professores e pessoal de apoio à educação são apoiados e treinados para proteger suas instituições do clima, com vistas a uma transição justa.

E. Os alunos estão envolvidos em práticas sustentáveis ​​em instituições de ensino em colaboração com a comunidade educacional em geral.

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