Se tal fato ocorrer, marcará a primeira vez que dinheiro destinado a docente estadual e municipal será usado para aumentar salário de funcionário da União.
Educação | Matérias da Folha de S.Paulo e do Globo desta terça-feira (16) dizem que o presidente Jair Bolsonaro confirmou que pretende usar uma parte do dinheiro vindo da PEC dos Precatórios para dar aumento salarial para todos os servidores federais. Percentual de reajuste pode chegar a 10%. A outra parte do dinheiro, como também já anunciou, é para custear o programa eleitoreiro "Auxílio Brasil" em 2022.
Como todos sabem, recursos que podem advir desse projeto, mais conhecido como Pec do Calote, são de professores e outros credores da União. Bolsonaro quer fazer cortesia com chapéu alheio.
Inédito
Se a promessa do capitão for posta em prática, caso Pec do Calote passe no Senado, pela primeira vez verbas destinadas a docente estadual e municipal serão usadas para aumentar salários do funcionalismo federal. Um feito inédito, portanto. Continua, após o anúncio.
"Justificativa"
Segundo a Folha, Bolsonaro anunciou o aumento para o servidor federal após participar de um evento empresarial em Manama, capital do Bahrein, aonde chegou após três dias de visita a Dubai. Disse o capitão:
"A inflação chegou a dois dígitos. Conversei com o [ministro da Economia] Paulo Guedes, e em passando a PEC dos Precatórios, tem que ter um pequeno espaço para dar algum reajuste. Não é o que eles [servidores] merecem, mas é o que nós podemos dar".