Pandemia fez com que 49% de jovens pensassem em desistir do Enem 2020, aponta pesquisa




Foram ouvidos 33 mil jovens de 15 a 29 anos. Dados também revelam quem 28% dos entrevistados pensaram em deixar a escola, enquanto 32% afirmam que falta um ambiente tranquilo para estudar em casa.

Preparação para Enem 2020 em tempos de pandemia exige foco dos estudantes durante as aulas remotas. — Foto: Agência Brasil

A pesquisa "Juventude e Pandemia do Coronavírus", lançada nesta terça-feira (23), aponta que 49% dos jovens entrevistados já pensaram em desistir do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.

O levantamento ouviu 33.688 jovens de 15 a 29 anos de todo o Brasil -- segundo o governo, o Enem 2020 teve 6,1 milhões de inscritos.

Os dados mostram que a instabilidade, tanto financeira como emocional, causada pela pandemia do coronavírus levaram à incerteza sobre a realização do exame.

Além disso, os dados também revelam quem 28% dos entrevistados pensaram em deixar a escola, enquanto 32% afirmam que falta um ambiente tranquilo para estudar em casa.


Pesquisa aponta que 32% dos alunos do país não têm um ambiente tranquilo para estudar

A pesquisa foi realizada em conjunto pela Unesco, Conselho Nacional da Juventude (Conjur), Aliança em Movimento, e Fundação Roberto Marinho.

Os mais de 33 mil jovens responderam a um questionário online e foram perguntados sobre quatro temas: economia, saúde e bem-estar e educação. Em todos eles houve a presença de algum tipo de instabilidade.

Reflexo econômico

Os números apresentados na pesquisa são reflexo das dificuldades financeiras enfrentadas pelos estudantes em meio à pandemia. Quatro em cada dez participantes indicam ter diminuído ou perdido sua renda. Cinco em cada dez mencionam que suas famílias tiveram essa redução.

A nova realidade para os jovens fez com que 33% dos entrevistados buscassem alguma maneira de complementar a renda. O fator faz com que, muitas vezes, o estudo fique em um segundo plano.

Por consequência, sete em cada dez participantes disseram que seu estado emocional piorou por causa da pandemia e as dificuldades com ela enfrentadas.

Aulas suspensas e Enem sem data



Pesquisa aponta que 49% dos jovens que planejam fazer o Enem já pensaram em desistir do exame — Foto: André Melo Andrade/Myphoto Press/Estadão Conteúdo

Desde março, as aulas presenciais estão suspensas em todo o país. Os jovens estão estudando a distância, com materiais impressos, ou aulas remotas pela TV, internet, e até rádio.

O Enem 2020 ainda não tem uma data para ser realizado. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, abriu uma enquete para os candidatos escolherem a data. Entre as três opções, duas são para 2021.


No sábado (20), quando abriu o prazo para votar, estudantes relatam problemas para acessar a plataforma. Outros fizeram campanha por algumas datas.

Sem saber como será o calendário dos programas de acesso ao ensino superior de 2021, alguns argumentam que terão problemas para usar a nota do Enem em processos seletivos.

A nota do Enem é usada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que abre vagas em todo o país em universidades públicas e seleciona os inscritos pela nota do Enem, ou ainda o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo parciais e integrais, e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que oferece financiamento para os estudantes a pagarem mensalidades em instituições privadas.

G1.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem