Estratégias criativas que os professores encontraram para dar aulas a distância


NOVA ESCOLA foi buscar relatos de educadores e especialistas sobre quais ferramentas podem ajudar o ensino neste contexto desafiador para a EducaçãoPOR:Victor Santos
24 de Junho | 2020
Professora usa aplicativo do celular para ensinar operações de Matemática, uma das possibilidades de ferramentas digitais para ensino remoto Crédito: Getty Images

Desde o registro do primeiro caso de covid-19 no Brasil, o mundo escolar virou de cabeça para baixo: com o esquema 100% remoto, professores, alunos e pais precisaram experimentar diferentes ferramentas e formatos de aula para dar continuidade aos estudos. “O que se viu, desde então, é que uma grande rede de apoio se formou, na qual todos os educadores estão trabalhando juntos para alcançar um nível de aprendizado e desenvolvimento nessas novas ferramentas”, afirma Renata Capovilla, formadora de professores e capacitadora do Google For Education. “Os professores se descobriram muito criativos nesse momento, ao mesmo tempo em que encaram uma demanda de trabalho surreal”.

Os desafios para testar e aplicar essas ferramentas digitais são inúmeros: além da própria demanda elevada, muitos estudantes não têm acesso regular à internet, ou dividem aparelhos celulares com outras pessoas da casa. Some-se a isso que poucos educadores tiveram contato com tecnologias educacionais em sua formação e, em muitos casos, não possuem equipamentos adequado para produzir conteúdos digitais.

NOVA ESCOLA foi buscar experiências de professores de diferentes estados do Brasil, que testaram diversas ferramentas para continuar levando o ensino aos seus estudantes.
WhatsApp é um dos aplicativos mais usados por professores para se comunicar com colegas, com alunos e famílias Crédito: Getty Images

WhatsApp e YouTube: ferramentas mais conhecidas

Todos os professores ouvidos pela reportagem destacaram a importância do WhatsApp para comunicação e compartilhamento de conteúdos. A professora de Matemática Helenita Nagatani, da rede municipal de São Sebastião (SP), vem utilizando constantemente o aplicativo desde o fechamento das escolas. No começo, o aplicativo foi usado para debater as novas estratégias de ensino com seus colegas e, atualmente, para conversar com os alunos e enviar atividades em formato PDF.

No entanto, não bastava apenas ter esse canal de contato. “Em sala de aula, eu sempre gostei de apresentar a Matemática de forma prática, como por exemplo, ensinando unidades de medida por meio de receitas. Nesse momento da pandemia, resolvi registrar atividades desse tipo em vídeo”, conta a professora.

Crie e edite aulas no Youtube


Considerando que alguns alunos têm acesso limitado à internet, Helenita diz que o seu maior desafio foi selecionar os conteúdos básicos de Matemática para ensinar nesses vídeos. Fazer uma filtragem do conteúdo é, inclusive, uma etapa recomendada pela especialista Renata Capovilla. “Nesse momento, o professor precisa selecionar o que é essencial para o aprendizado do aluno dentro daquele conteúdo”, diz a formadora de professores. “Não dá para transpor toda uma aula presencial para o ensino remoto”.

Para seus vídeos, Helenita utilizou o próprio celular e um tripé. Com a ajuda do filho, ela gravou dois conteúdos: um com a lenda do Tangram, que contou com a ajuda de um amigo para uma edição mais elaborada, e outro ensinando uma receita de esfiha com ingredientes que vão no kit merenda entregue pela escola. Ambos foram disponibilizados no YouTube e via WhatsApp. “Os alunos gostaram muito”, diz a professora, “recebi vídeos de pais e filhos fazendo a atividade do Tangram, outra mãe me mandou um vídeo de um aluno, que é surdo, fazendo as esfihas todo feliz. Fiquei muito emocionada com esses retornos”.

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