Educação disponibiliza videoaulas em plataforma digital para professores e estudantes acreanos


Dando continuidade às ações e à produção de material de suporte para os professores e alunos durante o período da quarentena, a equipe da Secretaria de Estado de Educação Cultura e Esportes (SEE), juntamente com alguns professores voluntários de diversas escolas estaduais, está gravando videoaulas para os alunos do ensino básico da rede estadual de ensino regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A Diretoria de Ensino, por meio das divisões de ensino fundamental e médio, elaborou um guia de orientações e sugestões de atividades que pudessem ser trabalhadas pelos professores com os alunos, durante o período de suspensão das aulas, como material de suporte inicial para se planejar as aulas, já pensando nas estratégias para fazer essas aulas chegarem até os alunos. Foi aí que surgiu a ideia de se gravar videoaulas.

As gravações já estão a todo vapor na TV Aldeia, são 15 minutos de aula gravada por cada professor de um componente curricular. As aulas serão disponibilizadas em breve na plataforma educ.see.ac.gov.br, tendo como base o currículo único utilizado na rede de ensino do estado, com os conteúdos iniciais do 1º bimestre.

Gravações das aulas acontecem na TV Aldeia Foto: cedida

O objetivo das videoaulas aulas é que o aluno possa retomar os conteúdos que já foram trabalhados em sala de aula, mas, caso o isolamento de estenda, a SEE disponibilizará conteúdos novos.
As videoaulas vão contribuir como mais uma alternativa de material de suporte para o professor planejar suas atividades, como vídeos complementares, mas também serve para o aluno que queira assistir as explicações sobre os conteúdos que ele viu em sala de aula, como uma forma de reforçar o aprendizado.
Nas gravações, o professor explica o conteúdo apresentando exemplos e deixa atividades complementares para o aluno resolver, além de disponibilizar o gabarito ou uma resposta norteadora. As videoaulas contam com a participação de um intérprete de Libras para garantir também a interação dos alunos surdos.
“A ideia é propormos ferramentas para o nosso público que são os professores e os alunos, por isso criamos o guia de orientações para que o gestor consiga sentar com seus professores e definir quais ações, dentro das possibilidades e realidades, que cada escola pode usar. Estamos tentando oferecer o máximo de caminhos e estratégias que essas escolas podem oferecer à continuidade do trabalho em ensino à distância, então tivemos a ideia de gravarmos videoaulas para retomarmos os conteúdos”, destacou a professora Danielly Matos, coordenadora da Divisão de Ensino Médio da SEE.

As videoaulas contam com a participação de um intérprete de Libras Foto: Cedida

A maioria dos professores nunca gravou aulas antes, mas se dispôs a participar desse projeto como voluntária e parceira, considerando como um desafio, pois não está acostumada a lidar com câmeras e nem ter que atuar em um ambiente diferente da sala de aula. Tem sido uma experiência nova e surpreendente para alguns.
“É fascinante para nós, professores, esse trabalho com as tecnologias. A gente percebe que essas aulas vão alcançar milhares de alunos e muitas vezes são alunos que tinham uma determinada dificuldade com a explicação na sala de aula e com essas videoaulas eles têm a possibilidade de esclarecer esse conteúdo, além do mais, eles têm a possibilidade de visualizar essas aulas várias vezes, isso para o aluno é fascinante. É gratificante poder participar de um projeto como esse”, declarou o professor de matemática do Centro de Matemática, Ciências e Filosofia, Anderson Melo.
O professor Anderson gostou tanto da ideia que sugere ainda que esse projeto das videoaulas tenha continuidade, mesmo após a pandemia, para dar suporte ao aluno e ao professor, e que seja feito um banco desses conteúdos gravados.
Plataforma Digital
A plataforma digital educ.see.ac.gov.br ainda está passando por alguns ajustes, mas já disponibiliza muitos conteúdos para os alunos tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA). São inúmeras atividades como apostilas, textos, exercícios e vídeos; inclusive, várias orientações de prevenção ao coronavírus.

Imagem da plataforma

A diretora de Ensino da SEE, professora Denise dos Santos, esclarece que as escolas já começaram a ser contatadas no final de março e receber o material do guia de orientações. Já no início de abril foram feitas várias webconferências com o pessoal dos núcleos dos municípios para o desenvolvimento das atividades de ensino. “Já temos muitos registros dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos e tem dado certo”, pontuou.
As escolas estão se organizando de todas as formas para atingir o maior número de alunos possível, com grupos de WhatsApp, Facebook, além da plataforma que já disponibiliza vários conteúdos e, em breve, as videoaulas já estarão disponíveis. Todas as etapas da educação básica estão contempladas na plataforma digital, com conteúdos de acordo com o ano que o aluno está cursando, bem como os estudantes do Centro de Línguas (CEL), dos cursos de inglês, espanhol, italiano e francês.

Aluna desenvolvendo atividades escolares pelo celular Foto: cedida

“Nós estamos vivenciando uma nova maneira de aprender a ensinar. Quando recebi o guia de orientações da SEE para o desenvolvimento das atividades EAD, fiquei curiosa para conhecer a proposta e adaptar para a realidade da nossa comunidade escolar. Procuramos alcançar o maior número possível de alunos, criamos grupos de WhatsApp por turma, para que os professores pudessem explicar as atividades e tirar as dúvidas de seus alunos. É uma experiência bastante desafiadora, mas estamos aprendendo todos os dias”, comentou a professora Paola Silveira, gestora da Escola Joelma de Lima.

agencia.ac.gov.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem