MAIS UMA CONQUISTA DO MOVIMENTO SINDICAL


A Lei de Gestão Democrática é uma conquista do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), que juntamente com a categoria, construiu uma proposta que contempla os trabalhadores em educação (professores e funcionários de escola). A legislação vigente regulamentou e normatizou todo o processo de escolha pela comunidade escolar dos novos gestores por um período de quatro anos.
Desde a época da Ditadura Militar que o movimento sindical pressionava os governantes para não fazer indicação politica nas escolas. Assim como conquistamos este direito democrático, temos que manter a liberdade e autonomia das escolas da rede pública de tomar decisões em defesa da comunidade escolar, dos direitos das condições de trabalho e da valorização profissionais, bem como fazer o debate da permanência da democracia neste estado e país, com a retomada de debater as politicas educacionais contrárias ao papel protagonista da escola pública, laica e de qualidade.
Debater sobre a escola sem partido, combate o racismo, respeitar a diversidade, a violência contra a mulher, direito do idoso, da criança e o problema da militarização das escolas. Além de contribuir com a formação da BNCC, discutir as metas do PNE, o financiamento da educação e a formação sindical é um importante instrumento de luta na defesa não só dos direitos, mas da garantia de uma educação pública de qualidade. A diretoria do Sinteac se coloca à disposição dos novos diretores de escola para construção de uma educação democrática e inclusiva.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem