Assembléia realizada nesta sexta feira, 17 de junho |
Uma grande assembleia realizada na tarde desta sexta feira, 16 de junho, selou de vez o acordo entre Sinteac e Prefeitura, firmado na última quinta feira (15/07) na Justiça do Trabalho, para que os cerca de 400 servidores da educação associados da entidade possam efetuar o saque dos saldos existentes em suas contas vinculadas na Caixa Econômica Federal.
Sindicato, prefeitura e Caixa presentes na reunião |
Além da direção do sindicato, estiveram no encontro o Prefeito Rodrigo Damasceno, Advogado Oscar Soares Júnior e o responsável para cuidar dessa documentação Lui Sampaio, representando a prefeitura e, ainda, o Gerente da Caixa Econômica Federal, Senhor Ednaldo Nogueira.
Prefeito Rodrigo |
Prefeito Rodrigo disse que a prefeitura não mediu esforços para colaborar com esse momento. “Desde o início desta discussão que nós colocamos nossos servidores e nossa assessoria jurídica para realizar os procedimentos que eram de nossa responsabilidade. Individualizamos os saldos nas contas vinculadas de cada servidor, demos baixa nas carteiras e agora firmamos, na justiça, o acordo com o sindicato para efetivação dos saques”, disse o prefeito.
Ednaldo Nogueira |
O gerente da Caixa Ednaldo Nogueira disse que, assim como no período da alagação, o banco tem também foi um parceiro nesse processo envolvendo os servidores municipais e colaborou com a emissão dos extratos e as outras medidas necessárias. “São cerca de R$ 7.000.000,00 (sete milhões de reais) que serão injetados na economia local num breve espaço de tempo. Nós da Caixa temos interesse na liberação desses recursos”, comentou Ednaldo.
Aderlandio França |
Pelo Sinteac quem se manifestou foi o Professor Aderlandio França. De acordo com ele essa luta encampada pelo sindicato em defesa de seus associados foi vitoriosa graças à capacidade dos dirigentes da entidade de dialogar com o poder público. “Estamos felizes pelos nossos companheiros e companheiras associados e associadas que vão poder sacar esse dinheiro e investir onde precisarem”, disse Aderlandio.
Para dar inicio ao processo de saque os servidores associados do Sinteac, deverão a partir de segunda, 20 de junho, comparecer na sede do sindicato para entrega da CARTEIRA DE TRABALHO, que será enviada para a prefeitura fazer as anotações devidas, inserir o um selo e emitir a CHAVE DE CONECTIVIDADE, documento essencial para a efetivação do saque. Esse trabalho dever ser realizado até o dia 27 de junho.
Advogado Oscar Soares Júnior |
A documentação necessária dar entrada com o pedido de saque é a seguinte:
1. Cópia da Carteira de Trabalho;
2. Chave de Conectividade;
3. Cópia de RG e CPF;
4. Cópia da Ata da Audiência realizada na Justiça do Trabalho;
OBS: Não há necessidade de autenticação.
Lui Sampaio |
Outra observação importante é que em se tratando de FGTS não é permitido encaminhar o processo e nem tão pouco efetuar o saque por procuração. Só será possível o saque na presença do titular da conta, a não ser em caso de morte.
Uma acordo firmado na assembleia entre servidores e gerência da caixa, definiu que os atendimentos serão por ordem alfabética para evitar tumulto.
A caixa estima que quando todos os servidores tiverem em mãos a documentação necessária, serão necessários cerca de 10 dias para que todos tenham dado entrada no banco com o pedido de saque. Após essa etapa, o banco levará cerca de cinco dias para liberar o recurso.
fotos: Abimael Lopes