Projetos ambientais e de aceleração credenciam escolas de Tarauacá ao Prêmio Gestão 2010 |
Focando nos projetos ambientais, a Escola Rosaura Mourão, de Tarauacá, é uma das finalistas do Prêmio Estadual em Gestão Escolar 2010. Adepta da filosofia de que preservar o meio ambiente é valorizar a vida, a escola trabalha com o Projeto Água sem Desperdício, onde os estudantes participam de seminários, debates e palestras sobre o tratamento de água e esgoto. Além de realizarem visita à estação de tratamento de água para conhecerem as etapas de tratamento de um dos bens mais preciosos da natureza. “É muito importante participarmos do Prêmio Gestão, pois quando nos auto-avaliamos conseguimos identificar os pontos que acertamos e os novos desafios a serem seguidos”, relata a gestora que está à frente da escola desde 1996, Raimunda Magda. Outra atividade aplicada aos alunos é o Projeto de Memórias, em que os alunos fazem um resgate de suas experiências de vida, contando sua trajetória desde a infância até a idade atual. Os pais dos alunos também participam contando um pouco do cotidiano de seus filhos, o que proporciona uma maior interação entre pais e comunidade escolar. A Rosaura Mourão atende 722 alunos, contando com 11 salas de aula, laboratório de informática e sala de multimeios, são ambientes que contribuem com a educação de qualidade desenvolvida por esta instituição. Escola Tupanir Gaudêncio diminui a distorção idade/série A redução do índice de reprovação na Escola Tupanir Gaudêncio de Tarauacá, é um dos maiores orgulhos da instituição, que conseguiu por meio de projetos como o “É Tempo de Aprender” diminuir a estatística da distorção idade-série. De 2008 para 2009 o índice de distorção passou de 25,4% para 6,8%. Entre as atividades que se destacam na busca de promover uma educação de qualidade, a Tupanir possui ações que vão desde a preservação do meio ambiente, até o respeito pelo espaço da aprendizagem. Meio Ambiente Pátria Nossa é um projeto que o aluno é levado a valorizar o seu espaço escolar através de atividades de reciclagem na escola. Além de valorização da história de sua cidade, em que os alunos praticam pesquisa de campo entrevistando os moradores mais antigos da cidade. No tocante a leitura, a escola mantém o Projeto Despertar para a Leitura e atividades de valorização cultural. “Participar do Prêmio de Referência em Gestão Escolar trata-se não apenas de candidatar-se para concorrer a um prêmio, mas principalmente da realização de um sonho”, declara a diretora, Raimunda da Rocha, gestora há três anos. Como forma de orientar os alunos quanto aos problemas atuais vivenciados pela maioria dos adolescentes, a instituição realiza um ciclo de palestras que contemplam temas como: gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis. A comunicação entre pais e escola é feita através de boletins informativos, mural, rádio local e audiências públicas. Nesta 11ª edição do Prêmio Gestão Escolar tem-se observado que todas as escolas finalistas, que realizaram os exames de avaliação aplicadas pelo Ministério da Educação através do Saeb e Prova Brasil alcançaram a meta do Índice de desenvolvimento da Educação Básica(Ideb). Algumas chegaram a ultrapassar a nota. |