Excesso de carga burocrática: sufoca o trabalho dos professores


Se você pensa que professores apenas ensinam aquilo que sabem em sala de aula você está bem enganado. Há um trabalho por trás das classes que muito pouca gente reconhece: o trabalho bucrocrático.

Papeladas e mais papeladas parecem intermináveis. Muitos professores levam esse trabalho para casa, inclusive. Há muito o que se registrar e contas a prestar numa escola. Quem você pensa que fica com essas responsabilidades? Os professores!

O problema disso tudo é que os professores tem se sentido exaustos com isso. Pois além desse trabalho, precisam ainda fazer aquilo que de fato são pagos para fazer: planejar aulas, atender alunos, corrigir provas e procurar a melhor forma de aprendizagem.

“O pior é a sobrecarga de trabalho para avaliar com tantos indicadores”, lamentam os professores. “O processo educacional é distorcido. Não somos mais professores, mas avaliadores. O tempo para atender o aluno é reduzido pois temos que ir avaliando um a um . E então você leva essa carga para casa com você”, continuam.

Não somente nós, pais e alunos, devemos valorizar mais a profissão dos professores. Mas também os órgãos públicos responsáveis pela manutenção deste setor. Melhores condições de trabalhos devem ser sempre alcançadas conforme o aumento da demanda. Professores não devem fazer milagre, certo?

Você conhece algum professor que já esteja exausto de enfrentar tanta burocracia?

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem