Outubro é o mês de luta contra o câncer de mama


"Outubro Rosa" é uma campanha mundial de prevenção contra o câncer de mama que teve início na década de 90 e chegou ao Brasil em 2002, tendo como objetivo a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de Mama. O câncer é o mal que mais acomete as glandulas mamárias e o que mais provoca morte de mulheres no Brasil.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca), alerta para ua estimativa de 60 mil novos casos por ano em mulheres cada vez mais jovens. Porém, quanto mais cedo for diagnosticado, há mais chances de cura. E a probabilidade de recuperação total é de 95%. 

Algumas informações: o autoexame deve ser feito uma vez por mês. A melhor época é logo após a menstruação, para as mulheres que não menstruam mais, o autoexame deve ser feito num mesmo dia de cada mês, por exemplo, todo dia 15. Durante o autoexame deve procurar: deformações ou alterações no formato das mamas, abaulamentos ou retrações, ferida ao redor do mamilo, caroços nas mamas ou axilas e secreções pelos mamilos. Se houver qualquer dessas mudaças acima no formato da mama, procure assistência médica.

Saiba mais sobre prevenção, exames de mamografia e tratamento no site do Instituto Nacional do Câncer/Inca.

Fonte: CNTE


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem