Veja quais são os descontos no salário de quem tem carteira assinada


Educação Financeira: alegrias e tristezas da folha de pagamento

Os principais abatimentos são a contribuição previdenciária para o INSS e o Imposto de Renda; entenda como funcionam os descontos.

O trabalhador que possui carteira assinada sabe que o valor do seu salário não é o mesmo que cai na sua conta no fim do mês. O dinheiro que ele recebe na prática é o salário líquido, que é o que sobra após os descontos.

Os principais deles são a contribuição previdenciária para o INSS e o Imposto de Renda. Uma vez por ano tem também a contribuição sindical, que hoje é obrigatória, mas será opcional quando entrar em vigor a nova lei trabalhista.

Dependendo da empresa, também podem ser descontadas do salário outras contribuições, como plano de saúde, vale refeição e o vale transporte.

Entenda os principais descontos

INSS

A contribuição é calculada de acordo com o valor da remuneração, podendo variar entre 8% e 11% do total recebido.

Imposto de Renda

O desconto do IR é feito sobre o valor do salário, depois de subtrair o INSS e o valor para cada número de dependentes legais.

Contribuição sindical

O empregado tem um dia de trabalho descontado da folha de pagamento. O desconto, que atualmente é obrigatório, será facultativo quando entrar em vigor a nova lei trabalhista.

Ausências

Atrasos e faltas também serão descontados na folha se o trabalhador não justificar suas ausências.

Benefícios

As empresas que oferecem benefícios como vale-transporte, vale-refeição e plano de saúde podem compartilhar o custo do benefício com os trabalhadores. Parte do valor, portanto, é descontado do salário do empregado automaticamente.

Fonte:G1.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem