quarta-feira, 31 de outubro de 2012

FECANTA ESPECIAL DE 20 ANOS: SINTEAC É PARCEIRO NAS PRINCIPAIS ATIVIDADES CULTURAIS DE TARAUACÁ.



divulgação

FECANTA: Na próxima quinta feiRa (01.11) será realizada a Edição Especial do Fecanta, maior festival de música autoral da Regional Tarauacá, Envira e Jordão e, de todo o Vale do Juruá. São vinte anos de um evento legitimamente tarauacaense que se propõe a valorizar aqueles que escrevem, tocam e  cantam as canções da “Terra do Abacaxi Grande”. O Fecanta já se consolidou como uma das mais importantes atividades do calendário cultural da nossa cidade. Nenhum outro município do Acre realizou tantas edições de um mesmo festival. 

ACRE: O Acre, atualmente, passa por uma Revolução Cultural em todos seus aspectos. Nova concepção de estado e de governo, educação em expansão, cultura valorizada, consciência de desenvolvimento sustentável e outros aspectos. Na música, essa mudança se expressa nas produções autorais. Em grupos ou, individualmente, os acreanos os optaram por tocarem e cantarem suas próprias composições. Desde a década de 80, somos também protagonistas dessa revolução na área musical. 

Década de 80

HISTÓRIA DO FESTIVAL - Tudo começou na década de 80 quando grupos de jovens se organizavam na luta popular por seus direitos e se manifestarem através da música. Apesar das dificuldades inerentes à época, a juventude resistia e “se virava” para promover seus eventos culturais. 

“enquanto botam algumas sementes... 
dessas queimadas assassinas... 
enquanto eu fico... 
olhando os pássaros cantarem... 
morre a mãe natureza...” 

Esse desabafo juvenil é um trecho da música “queimadas” do artista Léo Sampaio, fruto desse evento que resiste ao tempo e se renova, abrindo espaço para a revelação de nossos novos artistas. Por esse projeto, estamos realizando uma edição especial do nosso Festival da Canção Tarauacaense. Vinte Anos da Canção Tarauacaense. Não seria possível a realização do evento sem financiamento público do Governo Estadual. O município de Tarauacá, seus poderes públicos e iniciativa privada ainda não despertaram para a importância das atividades culturais na vida das pessoas e da própria cidade. 

Encontro de todos os cantores da cidade 

EDIÇÃO ESPECIAL: O festival em sua Edição pretende resgatar as músicas mais destacadas em todas as edições do festival, reunir os principais músicos, intérpretes e bandas locais. Será realizado no Galpão da Cultura de Tarauacá, espaço conquistado pelo movimento cultural em Tarauacá, especialmente os da músca. O acesso é livre ao público. Outra questão a destacar do projeto é a qualidade da nossa produção musical, reconhecida em âmbito estatual. Tarauacá e sua riqueza musical necessitam de mais eventos públicos dessa envergadura para continuar contribuindo com a riqueza da cultura do nosso povo. A edição do FECANTA.

A ORGANIZAÇÃO: A Edição Especial de 20 anos de Musica Tarauacaense será promovida peça Rádio Comunitária Nova Era FM, outra conquista do povo para valorizar nossa cultura, com apoio do Sinteac e da Cooperativa dos Músicos de Tarauacá. O evento é financiado pelo governo do acre através do PRECULT. 

Ensaios 

Banner Oficial

Parceiros

Artista Plástico Luzivan Alves mostra sua criação

Rogério Presidente da Cooperativa dos Músicos de TK

terça-feira, 30 de outubro de 2012

RODADA DE HOJE DO RACHÃO


TERÇA 30 DE OUTUBRO

BRASILIENSE X BEY
PRAIANO X UNIVERSIDAD
15 DE JUNHO X ARSENAL
MAGAZINE X VITÓRIA ELETRO

Caminhada pela paz acontece hoje em Tarauacá


Com uma CAMINHADA PELA PAZ, começa hoje a mobilização popular na cidade de Tarauacá, em torno da campanha "Em Casa ou no Mundo Virtual a Violência é Real", promovida pelo Ministério Público em parceria com a sociedade civil organizada. É muito importante a participação de todos nessa luta pela proteção de nossas crianças. (blog do accioly)

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

ESCOLA RILZA DANIEL REALIZA CAMPANHA “TRANSITO CONSCIENTE, VALORIZA A VIDA”

Devido ao crescimento do numero de automóveis em nossa cidade e ao próprio trajeto que as crianças fazem diariamente (casa/escola, escola/casa, passeios...) tornou-se necessário fazermos um projeto para conscientização das crianças sobre as normas de trânsito. Prevenindo acidentes, despertando de tal forma a convivência, os valores, o respeito pela própria vida e a vida de outros. Este projeto visa uma formação crítica e um olhar atento dos futuros motoristas, de forma que, desde cedo, aprendam a respeitar as regras de trânsito e a corrigir as atitudes inadequadas.
As crianças que moram nas proximidades da escola, utilizam as vias públicas para se locomover. Portanto, este projeto vem atender às necessidades da escola e da nova lei que inclui o Trânsito como um dos "Temas Transversais" a ser trabalhado na Educação Infantil.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Sinteac na mobilização para o lançamento da campanha "EM CASA OU NO MUNDO VIRTUAL, A VIOLÊNCIA É REAL".

Ontem(23), a Diretoria do Sinteac, visitou escolas da rede estadual e municipal para mobilização do lançamento da campanha  "Em casa ou no mundo virtual, a violência é real" que será realizada dia 30 de outubro deste ano.

    
A cantora Ivete Sangalo é a principal artista que faz parte da campanha de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes                                                                                
A Campanha é uma iniciativa do Ministério Público do Estado do Acre (MP/AC), por meio da Coordenadoria de Defesa da Infância e da Juventude, em parceria com a Promotoria de Justiça de Tarauacá. 

Eliane Misae Kinoshita, Promotora de Tarauacá
Um conjunto de ações e atividades intersetoriais e comunitárias propostas pelo MP/AC para fortalecer a rede de proteção a crianças e adolescentes e a ação conjunta com a comunidade, visando à atuação integrada na defesa dos direitos desse público, que ainda se encontra num desenvolvimento biopsicossocial. 
Dessa forma, pretende-se que o poder público e a sociedade em geral se posicionem no enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes.
Haverá atividades no nosso município de 29 de outubro a 1 de novembro e pretende promover atividades diversas como caminhada pela paz, oficina com o tema ‘Redes da paz’, direcionada a profissionais que integram o Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente e um Circuito comunitário com encontros entre famílias do Centro de Referência de Assistência (CRAS) com lideranças comunitárias, governo, empresas, líderes religiosos, especialistas e sociedade em geral.




Com informações do Ministério Público  do Acre

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Sinteac reabrirá a escolinha de música

O Sinteac do núcleo de Tarauacá informa a todos os seus associados que  reabrirá a escolinha de música oferecendo aulas de violão e teclado para seus filhos(as).
As inscrições já estão abertas a partir de hoje(22.10) e se estenderá até o dia(26.10). As vagas são limitadas e serão oferecidas nos respectivos dias e horários abaixo relacionados:

HORÁRIO DAS AULAS DE MÚSICA 
TECLADO E VIOLÃO 


SEGUNDA-FEIRA


TERÇA-FEIRA

QUARTA-FEIRA


MANHÃ

DAS 09 AS 10
DAS 10 AS 11
DAS 11 AS 12


DAS 09 AS 10
DAS 10 AS 11
DAS 11 AS 12


DAS 09 AS 10
DAS 10 AS 11
DAS 11 AS 12



TARDE


DAS 14 AS 15
DAS 15 AS 16


DAS 14 AS 15
DAS 15 AS 16


DAS 14 AS 15
DAS 15 AS 16


OBS: Limite de alunos por horário: 05 para teclado e 05 para violão.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Comissão da Câmara aprova redação final do PNE destinando 10% do PIB para educação

10educacao_120905_antoniocruzA Câmara concluiu ontem a aprovação do projeto que cria o PNE (Plano Nacional de Educação) e prevê a duplicação do gasto público em educação, em um período de dez anos, para 10% do PIB (Produto Interno Bruto). A medida afeta União, Estados e municípios, que hoje gastam o equivalente a 5% do PIB em educação. O texto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e seguirá diretamente para o Senado -no início do mês, requerimento do governo para que o texto fosse examinado pelo plenário da Câmara foi rejeitado.
A tramitação do projeto, contudo, ainda pode ser longa. Segundo o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), a expectativa é que o texto seja alterado pelos senadores. Se isso ocorrer, o projeto volta à Câmara. "Não ficou definida a fonte de financiamento do Plano Nacional de Educação nem as responsabilidades dos entes federativos. Caberá ao Senado dar um corpo melhor ao texto", afirma.
A proposta original do plano, encaminhada pelo Executivo ao Congresso, previa a elevação desse patamar para 7% do PIB em dez anos. Durante a tramitação do projeto, sob pressão de movimentos ligados à educação, o limite foi elevado para 10%. Também foi incluído um artigo prevendo uma reserva de 50% dos recursos arrecadados com o pré-sal, incluindo os royalties, para a educação.
O novo trecho causou polêmica, porque deputados alegaram que ele distorce redação da lei sobre a exploração do petróleo, aprovada há dois anos -o que na prática tornaria a previsão inócua. No governo, o discurso oficial é que há disposição para aceitar o gasto de 10% do PIB, desde que haja uma previsão clara de financiamento. Os ministros Aloizio Mercadante (Educação) e Ideli Salvatti (Secretaria de Relações Institucionais) já defenderam a vinculação dos recursos do pré-sal para a educação. Ontem, o MEC reiterou que é preciso indicar a fonte do financiamento e reforçou o direcionamento dos royalties do pré-sal para a educação.

METAS
Entre os objetivos estabelecidos está o de universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches para atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos. Também está na lista das metas a criação de planos de carreira para os profissionais da educação pública.

Fonte: http://www.cnte.org.br/

Locais de prova do Enem 2012 já podem ser consultados pela internet

Imagem: Divulgação
 
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) disponibilizou na internet a consulta aos locais de prova para os estudantes que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para acessar o cartão, é preciso informar o número do CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição. A senha pode ser recuperada no próprio site do Inep. Este ano, cerca de 5,7 milhões de estudantes devem fazer a prova, marcada para os dias 3 e 4 de novembro.
Na última quarta-feira (10), os alunos inscritos no processo de seleção começaram a receber, pelos Correios, os cartões de confirmação de inscrição, que também trazem os locais de prova. O candidato que não receber o cartão e não conseguir imprimir o documento pelo site pode obter a informação por meio do telefone 0800 616161. A ligação só pode ser feita de telefone fixo ou público.

Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho dos estudantes ao fim do ensino médio e é utilizado como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.
 

Edição: Juliana Andrade
Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Senado aprova limite de alunos por turmas do ensino público

Aprovado limite de alunos por turmas do ensino público. Foto: Ed Alves/Esp. CB/D.A Press/ArquivoAprovado limite de alunos por turmas do ensino público. Foto: Ed Alves/Esp. CB/D.A Press/Arquivo

As turmas de pré-escola e do 1º e do 2º ano do ensino fundamental da rede pública deverão ter no máximo 25 alunos. No caso das demais séries dessa etapa e do ensino médio, o limite é 35 estudantes. A restrição está prevista em projeto de lei aprovado hoje (16), em caráter terminativo, pela Comissão de Educação do Senado.
O autor do projeto, Humberto Costa (PT-PE), destacou que o elevado número de alunos por turma impede o acompanhamento e o aprendizado de cada estudante da rede pública.
Pelo texto aprovado na comissão, uma vez aprovada pelo Congresso e sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, a nova lei entrará em vigor em 1º de janeiro do ano subsequente ao da publicação no Diário Oficial da União.

Fonte: Agência Brasil de Notícias

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

PARABÉNS AOS PROFESSORES QUE ESTÃO À FRENTE DA NOSSA LUTA.

Parabenizamos e agradecemos também esses bravos e companheiros professores que estão sempre na vanguarda da luta dos profissionais da educação em Tarauacá. 
Aos amigos Accioly, Maciel e Eurico, feliz dia dos professores e obrigado pelo trabalho à frente do nosso sindicato.

Dia do Professor: parabéns pela luta!

cnte_dia_do_professor_banner_site_final

A diretoria do Sindicato  dos Trabalhadores em Educação do Acre– Sinteac, Núcleo de Tarauacá, parabeniza a todos os professores pelo seu dia, comemorado hoje em todo o Brasil. 
A categoria sempre foi e continua sendo  protagonista por várias mobilizações em prol da melhoria das condições de trabalho em sala de aula e por mais investimentos na educação, setor vital para o desenvolvimento do país.
Junto com os servidores administrativos das escolas os professores têm atuado ainda na questão política do município, denunciando os problemas da educação e exigindo punição aos agentes públicos envolvidos em atos de corrupção. 
"A luta dos professores em defesa dos seus direitos e de sua dignidade deve ser entendida como um momento importante de sua prática docente, enquanto prática ética. Não é algo que vem de fora da atividade docente, mas algo que dela faz parte." (Paulo Freire)
Neste dia 15, que todos os/as professores(as) e demais trabalhadores/as em educação tenham orgulho do seu trabalho e continuem lutando para transformar a educação do Brasil.
PARABÉNS A TODOS(AS) OS(AS) PROFESSORES(AS)!

Hoje é Dia do Professor

Passamos boa parte da vida na escola. É lá que criamos amizades e aprendemos as lições que levamos para sempre. O responsável por tantas transformações e aprendizados é o professor, que se dedica a passar os ensinamentos aos alunos para que todos tenham um futuro digno. O Ensino Elementar no Brasil foi criando pelo Imperador D. Pedro I, em 15 de outubro de 1827. Já a primeira comemoração do Dia do Professor aconteceu em 1940, em uma escola em São Paulo, localizada na Rua Augusta.

A origem do dia
A criação da data se deu em virtude de D. Pedro I, no ano de 1827, ter decretado que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”, através do decreto federal 52.682/63.
Os conceitos trabalhados eram diferenciados de acordo com o sexo, sendo que os meninos aprendiam a ler, escrever, as quatro operações matemáticas e noções de geometria. Para as meninas, as disciplinas eram as mesmas, porém no lugar de geometria, entravam as prendas domésticas, como cozinhar, bordar e costurar.
A ideia de fazer do dia um feriado, surgiu em São Paulo, pelo professor Salomão Becker, onde o mesmo propôs uma reunião com toda a equipe da escola em que trabalhava para que fossem discutidos os problemas da profissão, planejamento das aulas, trocas de experiências, etc.
A reunião foi um sucesso e, por este motivo, outras escolas passaram a adotar a data, até que a mesma se tornou de grande importância para a estrutura escolar do país.
Anos depois, a data passou a ser um feriado nacional, dando um dia de descanso a esses profissionais que trabalham de forma dedicada e por amor ao que fazem.
A estrutura da educação no Brasil se divide por faixas etárias. De zero a três anos temos as creches ou berçários; de 3 a 5 anos a fase de educação infantil, de 6 a 10 anos o ensino fundamental I; de 11 a 14 anos o ensino fundamental II; e de 15 a 17 anos o ensino médio. Após a etapa do vestibular e com a aprovação no mesmo, o período de graduação.
Podemos ver que os professores são muito importantes para a vida de todos, pois passam por todo o período escolar, por longos anos. Por isso, deveriam ser mais bem remunerados e ter seu trabalho melhor reconhecido.

Fontes: http://www.123achei.com.br
           http://www.brasilescola.com/

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre(Núcleo de Tarauacá) informa a todos os seus associados que amanhã(11.10 e 15.10) não haverá atendimento, devido aos feriados, voltando ao atendimento normal próxima terça feira(16.10). 
Informamos ainda que o clube funcionará normalmente no sábado e domingo das 9:00 as 15:00.

Agradece, 

A direção

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Enem: Cartões de confirmação começam a ser distribuídos nesta quarta-feira

Começa nesta quarta-feira, 10, a distribuição dos cartões de confirmação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado em todo o Brasil nos dias 4 e 5 de novembro. A distribuição começará pela região Norte.
No Acre, o número de inscritos bateu recorde nesta edição com mais de 25 mil candidatos. Até o dia 25 de outubro, todos os cartões deverão estar distribuídos no país.
O cartão possui o número de inscrição; data, hora e local de realização das provas; indicação do atendimento diferenciado e/ou do atendimento específico solicitados; opção de língua estrangeira; e solicitação de certificação (se for o caso).
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), os estudantes que, porventura, não receberem o cartão de inscrição pelos Correios, poderão ter acesso pelo site do Inep (http://www.inep.gov.br) a partir do dia 15 de outubro.

Fonte: http://agazeta.net/

Inscrições para o 6º Prêmio Professores do Brasil ainda estão abertas


Professores concorrem a prêmio por iniciativas de ensino bem-sucedidas
Valorizar práticas pedagógicas bem sucedidas, criativas e inovadoras na rede pública de ensino. Este é o objetivo do 6º Prêmio Professores do Brasil, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) instituída pela Secretaria de Educação Básica (SEB), que está com inscrições abertas até o dia 27 de outubro.
Este ano, foi criada uma segunda categoria, sobre temas específicos, além da já conhecida, de temas livres. Esta é subdividida nas áreas de educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental, anos finais e ensino médio. O novo módulo conterá projetos de educação integral ou integrada, ciências para os anos iniciais, alfabetização nos anos iniciais e educação digital, articulada ao desenvolvimento do currículo.
Cada categoria terá até quatro professores premiados em cada uma das subcategorias, um por região do país. Os autores das experiências selecionadas pela comissão julgadora nacional, independentemente de região e da categoria, receberão R$ 7 mil, além de troféu e certificados expedidos pelas instituições parceiras.
Nas edições passadas, os inscritos precisavam apresentar projetos ou atividades concluídos ao fim do ano anterior ao da inscrição. Este ano, serão válidas experiências realizadas até a data da abertura das inscrições. Ou seja, até a última segunda-feira, 1º de outubro. “Ampliamos as possibilidades de participação. Acreditamos que assim os professores ficarão ainda mais estimulados”, ressalta a diretora de formulação de conteúdos educacionais da SEB, Mônica Gardelli.
A função do prêmio, de acordo com Mônica, é  resgatar e valorizar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações. Segundo ela, a iniciativa serve como estímulo para os professores inscritos e também como exemplo para outros profissionais. “A importância do prêmio se deve ao fato de ele valorizar experiências de professores da rede pública”, disse. “Essas experiências, ao se tornarem conhecidas, podem ser replicáveis”.
Mônica salienta que o prêmio "também promove a reflexão das intervenções pedagógicas. Reconhece experiências exitosas no enfrentamento das dificuldades da educação básica”.
O Prêmio Professores do Brasil foi instituído em 2005. As inscrições para a sexta edição devem ser feitas na página do prêmio na internet. Nela, o professor também encontra informações relevantes e o regulamento.
Categorias do concurso e premiação
 Nesta Edição serão contemplados os professores de todas as etapas da educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) divididos em duas categorias:
I – Categoria Temas Livres:
a) Educação Infantil;
b) séries/anos Iniciais do Ensino Fundamental;
c) séries/anos Finais do Ensino Fundamental; e
d) Ensino Médio.
II – Categoria Temas Específicos:
1. Educação Integral e Integrada;
2. Ciências para os anos iniciais;
3. Alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental;
4. Educação Digital articulada ao desenvolvimento do currículo.
Os autores das experiências selecionadas, independentemente da categoria em que concorrem, receberão a importância de R$ 7 mil, troféu e certificados expedidos pelas instituições parceiras do Prêmio: Fundação SM, Fundação Volkswagen, Abrelivros e Instituto Votorantim. As escolas nas quais foram desenvolvidas as experiências selecionadas serão premiadas com placa comemorativa fornecida por esses parceiros: Fundação SM, Fundação Volkswagen, Abrelivros e Instituto Votorantim.
Fonte:  http://www.janelao.net