segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Sinteac conquista a restituição dos descontos indevidos

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre – Sinteac, Manoel Lima, revelou no dia de ontem, que a entidade realizou duas frentes de negociações. A primeira com o secretário de Educação - Daniel Zen, sobre o pagamento de 1/3 do adicional de férias, calculado em cima dos 45 dias, para os professores em sala de aula, pois a Pasta, vinha concedendo o benefício com a base de cálculo em cima de 30 dias. A outra, com o professor José de Anchieta, presidente do Acreprevidência, ocorrida no final de 2011, mas que se tratava dos descontos indevidos, conforme os questionamentos dos trabalhadores da Educação. 

Na negociação com a Secretaria de Educação de Estado – SEE, segundo Lima, ficou pactuado que a partir do dia 1 de janeiro de 2013, este adicional seria calculado com base nos 45 dias, enquanto o retroativo, (referente aos 15 dias), está em processo de negociação. A respeito da restituição dos valores descontados indevidamente pelo Acreprevidência, Lima explicou que ficou acordado com os negociadores da Secretaria de Estado de Administração, que os pontos questionados, seriam analisados, mas que somente dariam uma reposta sobre tema, no mês de novembro deste ano. “Este compromisso foi antecipado, conforme constatou os trabalhadores da Educação, quando receberam o seu contracheque”, enfatizou Manuel Lima. 

O presidente do Sinteac destacou ainda, que as devoluções efetuadas pelo Acreprevidência, neste mês, são referentes aos seguintes pontos: Gratificação de Dedicação Exclusiva – DE, Complementação de 40 horas, que corresponde a Dobra, (professores e funcionários de escola); Aulas Complementares, (professores), Horas Extras e a Devolução do Fundo Previdenciário – FPS, referente ao período de férias, (professores e funcionários de escola). Mas ele salientou que estas devoluções levaram em conta o período de agosto de 2007 a novembro de 2009. “Esclarecemos ainda, que os trabalhadores da rede estadual que não concordarem com os valores depositados, devem procurarem o escritório do Acreprevidência, localizado no Palácio das Secretarias, para formular a sua reclamação”, finalizou o sindicalista.
 
Fonte: (Assessoria)

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre – Sinteac (Tarauacá) informa que as ações impetradas na justiça sobre a diferença do adicional de férias, desconto indevido de previdência sobre adicional de férias (para professores) e desconto indevido de previdência sobre adicional de férias (para funcionários de escola) ainda continuam. 
Esse dinheiro extra que está vinculado ao pagamento dos servidores da educação do mês de setembro é referente à gratificação de dedicação exclusiva, complementação de 40h(dobra), aulas complementares, horas extras, devolução de 1/3 constitucional de férias (agosto de 2007 a novembro de 2009), reconhecido pelo Acreprevidência. Algumas  pessoas não terão direito de receber assim também como os valores creditados no contracheque não serão igual para todos, pois é proporcional aos vencimentos e períodos que foram descontados. 

Em breve maiores informações.

À direção

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Hidroginástica no SINTEAC

Associados ao SINTEAC que queiram praticar uma atividade física mais completa podem se matricular para fazer hidroginástica que acontece e as terças e quintas, agora com dois horários: das 17h:00min as 18h:00min e das 18h:30min as 19h:30min.
Diferente do que muita gente pensa, a hidroginástica não é uma atividade para ser praticada só pela terceira idade. A atividade pode ser uma ótima alternativa para queimar calorias, além de ser um exercício divertido. 
Para quem quer perder peso ou simplesmente manter a saúde em dia, praticar exercícios é essencial. O ideal é sempre procurar algo em que você se sinta bem e que seja prazeroso. Entre tantas opções de atividades físicas, a hidroginástica é uma alternativa muito divertida e que oferece diversos benefícios ao corpo.
Os exercícios na piscina podem ser praticados por pessoas de qualquer idade, por quem tem pouco ou muito condicionamento e também serve para e como terapia em caso de lesões. Também é uma ótima atividade para as gestantes.
A hidroginástica possui um diferencial das demais atividades físicas feitas no solo. Por ser uma atividade praticada na água, ela não apresenta dores, transpiração e sensação de exaustão, e sim um efeito de relaxamento da musculatura e o alívio das tensões.
Entre os benefícios da hidroginástica, podemos destacar que os exercícios na piscina melhoram o condicionamento muscular, a resistência cardiorrespiratória, trabalha a flexibilidade do corpo, o desenvolvimento dos principais grupos musculares, a tonificação dos músculos dos braços, pernas, glúteos, alivia o estresse e ajuda na perda de peso. 

 Benefícios da hidroginástica:

  • Pode ser praticada por homens, mulheres,jovens e idosos; pessoas ocupadas com pouco tempo para praticar exercícios, atletas em treinamento, gestantes, pessoas que estão se recuperando de alguma lesão, magros, gordos, pessoas com alguma deficiência e aqueles que querem uma outra opção para os programas normais de exercícios.
  • É uma atividade divertida, onde há uma grande interação durante a aula com outras pessoas. Pessoas tímidas podem se favorecer deste tipo de interação, se soltar mais e até eliminar a inibição.
  • Melhora a capacidade aeróbica, a resistência cardiorespiratória, a resistência e a força muscular, a flexibilidade e o bem-estar geral.
  • Gasto calórico por volta de 400 kcal/hora.
  • Melhora os níveis de força e o desenvolvimento dos principais grupos musculares.
  • Aumenta a circulação sanguínea e a resistência do sistema cardiorespiratório.
  • Tonifica os músculos, torneando braços, pernas e glúteos.
  • Melhora a flexibilidade das articulações.

Riscos/cuidados da hidroginástica:

  • Desde que você tenha feito uma consulta médica anterior, não há nenhum tipo de problema.
  • Como a hidroginástica é uma atividade praticada com a água no nível do ombro, o peso do corpo diminui 90%. Isso praticamente elimina os impactos musculares e articulares.
  • Quanto mais baixo o nível da água, maior será o impacto.

Principais grupamentos musculares trabalhados na hidroginástica:

  • Glúteos.
  • Braços.
  • Pernas.
  • Abdômen.
  • Costas.

Dicas para um melhor rendimento físico na hidroginástica:

  • Para trabalhar melhor a capacidade cardiovascular mantenha uma frequência entre 70% e 85% da sua capacidadde total. Para perder peso e queimar gorduras é ideal manter a frequência cardíaca entre 55% e 70%.
  • Mantenha a respiração de forma contínua, não a bloqueie.
























quarta-feira, 12 de setembro de 2012

SINTEAC é um dos grandes parceiros do Projeto Bombeiro Mirim em Tarauacá

Bombeiros Mirins de Tarauacá
O Corpo de Bombeiros de Tarauacá executa o Projeto Bombeiro Mirim na sua 2ª edição. O projeto é para estudantes das escolas públicas que visa desenvolver indivíduos mais ajustados à convivência social, conscientes do respeito à vida e seus direitos e deveres com o próximo.
A turma de 2012 conta com 40 crianças de escolas públicas com idade de 12 a 14 anos. Elas vão desenvolver atividades de educação física, futebol e piscina, com noções básicas de combate a incêndios, primeiros socorros, salvamento em altura, terrestre e náutico, civismo e cidadania, respeito aos símbolos nacionais, educação no trânsito, prevenção ao uso de drogas, informática, higiene pessoal e educação ambiental. Suas atividades escolares também são acompanhadas pelos instrutores.
Para permanecer no projeto a criança deve obter boas notas e não se envolver em atos ou práticas ilícitas ou desabonadoras.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre em Tarauacá é parceiro desde a 1ª edição do Projeto.



















sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Festa Caipira da Almirante Barroso é hoje

Jorge Aragão- Diretor da Escola Almirante Barroso
Hoje(07) a comunidade da escola Almirante Barroso realizará sua festa caipira. A escola fica localizada no Bairro do Ipepaconha. Todos estão convidados a participar desta grande festa. Haverá jantar(pato, galinha estrogonofe). E para animar ainda mais a festa uma quadrilha com muitas danças.
Local: Escola Almirante Barroso
Horário: 19h:00min.


quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Comunicado
 
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre(Núcleo de Tarauacá) informa a todos os seus associados que hoje e amanhã  não haverá atendimento ao público, somente funcionarão a academia e o clube no final de semana nos seus horários normais.
 
Agradece, 
 
 
A direção.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Marcha cobra 10% do PIB para educação e pagamento do piso nacional do magistério

A 6ª Marcha pela Educação reúne entre 8 mil e 10 mil pessoas na capital federal, de acordo com estimativas da organização do ato e da Polícia Militar. Com o lema "Independência, Educação de Qualidade e Trabalho Decente", os professores reivindicam a aprovação do Plano Nacional de Educação com destino de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a área, combate à terceirização dos serviços por levar à precarização do trabalho e a efetivação do piso nacional do magistério sem a correção pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação,  proposta defendida pelos governadores.
Atualmente, a legislação determina que o piso dos professores deve ser corrigido de acordo com o percentual de crescimento do valor mínimo anual por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
“Vamos alertar as autoridades que não iremos aceitar nenhum retrocesso ou perda de direitos. Vamos recorrer às greves e atos públicos para atingir os nossos objetivos,” disse Roberto Leão, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), uma das organizadoras da marcha.
Os manifestantes concentraram-se em frente à Torre de TV, no Eixo Monumental, uma das principais vias no centro da capital, e irão caminhar até o Congresso Nacional, onde devem chegar por volta do meio-dia. Às 14 horas, está prevista reunião com a ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, e às 15 horas, com o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS).
“Somos a sexta economia rumo à quinta nos próximos anos e não temos uma educação com devido financiamento. Isso irá gerar gargalos para o desenvolvimento nacional”, disse Antonio Lisboa, diretor executivo da Central Única dos Trabalhadores (CUT), também organizadora do ato.
A pauta de reivindicações da marcha envolve outros temas, além de educação, como a suspensão do Decreto 7777, de 24 de julho de 2012, que transfere atribuições da administração pública federal a governos estaduais e municipais durante greves de servidores públicos federais.

Fonte: Agência Brasil de Notícias

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Desorganização da Prefeitura Municipal de Tarauacá atrasa pagamento do PIS/PASEP dos servidores

Imagem: Divulgação
Na última sexta feira(31), aconteceu uma assembleia com os servidores da rede municipal para tratar de um problema que não deveria mais acontecer nos dias atuais: o servidor ter que se reunir para reivindicar por seus direitos trabalhistas já garantidos. 
Muitos servidores municipais  procuraram o Sinteac informando que não haviam recebido seu PIS/PASEP, de acordo com o calendário de pagamento anual para o recebimento do benefício. 
A explicação que os representantes da Prefeitura Municipal de Tarauacá que estiveram na reunião expuseram foi que houve um erro no envio dos arquivos da RAIS - Relação Anual de Informações Sociais para o banco que efetua o pagamento. Tal erro foi ocasionado por causa da internet que mesmo com todas as vantagens que a banda larga proporciona em tudo o sistema ainda não é utilizado.
Segundo o representante da Secretária Municipal de Administração que esteve na reunião, o Sr. Everton  Mourão, os trabalhadores receberão seu PIS/PASEP  a partir do final de novembro.
É brincadeira os trabalhadores terem que ficar sem receber o abono anual na data estabelecida por causa de um erro que foi ocasionado pela Administração Municipal.
Esperamos que realmente os trabalhadores tenham todos os seus direitos pagos, ou caso contrário teremos que impetrar ações judiciais como fizemos com outras administrações.